quarta-feira, 23 de outubro de 2013

COMO ORGANIZAR SEUS DOCUMENTOS EM CASA!


Ao organizar seus papéis de casa, é difícil saber quais devem ficar à mão e quais devem ser guardados num cofre. Leia as orientações abaixo.
O que arquivar em casa:
  • extratos bancários, cheques adicionais, cadernetas de poupança, cheques cancelados;

  • documentos do carro, apólices de seguro, registros de manutenção, canhotos de pagamento;
  • lista de todos os cartões de crédito com números e telefones; extratos de cartão de crédito;
  • garantias e certificados, incluindo manuais de instruções;
  • documentos da casa - apólices de seguros e documentos da hipoteca; lista das reformas da casa e os recibos; apólices de seguro de leasing ou aluguel, se houver aluguel;
  • registros de investimento - 401(k), fundo mútuo, e extrato do corretor;
  • documentos médicos - imunizações, formulários de segurança, pagamentos de seguro, receitas;
  • apólices de seguro de vida;
  • recibos de imposto - cópias de recibos de imposto do ano anterior e recibos de despesas dedutíveis que você planeja descontar no próximo ano;
  • cópia do testamento (mantenha outra cópia no escritório de seu advogado).
O que guardar num cofre:
  • papéis pessoais, incluindo certidões de nascimento, certidão de casamento, passaportes, documentos do serviço militar, sentença de divórcio;
  • escritura da casa e certidões;
  • documentos financeiros, incluindo bonificações de poupança, certificados de depósito bancário, certificados de ações;
  • lista de objetos de valor (inclua uma fita de vídeo da casa quarto por quarto, se possível).
Assim que você tiver um sistema implantado para organizar seus papéis, sua casa funcionará com muito mais eficiência. Além disso, você estará melhor preparado para lidar com as emergências inevitáveis. 

ADRIANI GONÇALVES
FONTE CASA HSW

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