quarta-feira, 21 de novembro de 2012

BICARBONATO!!!



Verdades sobre o Bicarbonato

Ajuda a clarear os dentes?

Verdade. Vale deixar um pote contendo bicarbonato no armário do banheiro, já que o produto é aliado também na higiene pessoal. Para deixar os dentes mais brancos, você pode colocar apenas uma pequena pitada de bicarbonato sobre o creme dental e escovar os dentes normalmente. 
Combate aftas e cáries? 

Verdade. Faça um bochecho com uma pitada da substância para meio copo de água. O bicarbonato neutraliza a acidez da boca que contribui para o aparecimento de aftas e cáries, mas o contato direto com o pó pode agravar as lesões. 

Alivia azia e má digestão?
 

Verdade. Tome um copo de água misturado com uma colher de café de bicarbonato de sódio. Pessoas hipertensas, no entanto, precisam usar esta receita com cuidado, pois a mistura da solução de bicarbonato e água com os ácidos do estômago resulta na formação de sal. Além disso, causa gases inevitáveis. 

Evitar que micro-organismos se proliferem na esponja da cozinha? 
Verdade, mas há um método melhor: deixe-a de molho em um pote (do tamanho de um pote de margarina) com água e duas colheres de sopa de bicarbonato. O ideal é guardar a esponja sempre limpa e seca. 

Pode ser eficiente para limpar as velas dos filtros de barro? 
Verdade, mas há um método melhor. Basta esfregar o pó sobre as velas e depois enxaguar bem. A limpeza neste caso é promovida pelo atrito entre a vela e o bicarbonato. Se você usar sal, que é mais granulado, a limpeza será mais eficiente. 

Higieniza hortaliças? 

Verdade. Limpe frutas e vegetais usando uma mistura de bicarbonato de sódio e água para remover a sujeira. Depois enxágue com água corrente. 

Substitui fermento? 

Verdade. No meio da sua receita de bolo você descobriu que o fermento acabou?Substitua fermento por bicarbonato usando um pouco mais do que a medida original da receita. O bicarbonato costuma realçar a cor dos bolos, especialmente os de chocolate. 

Amolece sujeiras incrustadas de sua lata de lixo? 
Verdade. Adicione quatro colheres de bicarbonato em cinco litros de água fervente. Deixe a lata de lixo de molho até a água esfriar, depois esfregue com uma escova apropriada. O mau cheiro também vai embora. 

Limpa utensílios impregnados com cheiro de café?
Verdade. Tanto cafeteiras como garrafas térmicas podem ser limpas usando quatro colheres de sopa de bicarbonato diluídas em dois litros de água fervente. Derrame a solução sobre os utensílios e, depois que esfriarem, enxágue bem. 

Deixa as superfícies de aço inox mais brilhantes? 
Verdade. Prepare uma pasta acrescentando álcool ao pó de bicarbonato de sódio até que a mistura fique com uma textura pastosa, porém dissolvida. Depois, derrame a pasta sobre a superfície e, com um pano macio, limpe suavemente acompanhando o acabamento (não limpe em círculos, pois pode marcar). Se preferir uma limpeza ainda mais suave, prepare uma solução contendo uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio diluída em um copo de 200 ml de água. Com um pano umedecido na solução ou uma esponja macia, limpe superfícies de aço inoxidável e veja como brilham mais. 

Utensílios feitos de inox podem ser limpos? 
Verdade. Dissolva apenas uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Deixe os utensílios de molho por 30 minutos, depois enxágue normalmente e seque com um pano limpo para evitar manchas. 

Desentope o cano da pia? 
Verdade: Para desentupir o cano da pia, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e 
derrame água quente até que todo o pó escorra. Caso necessário, repita a operação. 

Limpa o forno e o fogão? 
Verdade: Para retirar as crostas de sujeira queimada do forno e do fogão, espalhe uma camada fina de pó de amoníaco em toda a superfície que precisa ser limpa e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, passe um pano embebido em solução de água e bicarbonato (uma parte de bicarbonato para duas de água) e finalize passando um pano seco. O forno ou o fogão devem estar frios para a realização dessa limpeza. 

Por: Bebel Ferreira.
 


Pesquisar este blog