quinta-feira, 22 de novembro de 2012


 DICAS!!

COMO TIRAR O CHEIRO DE ÁGUA SANITÁRIA

Para evitar que as roupas lavadas com cloro ou água sanitária fiquem com aquele cheiro caracteristico, coloque na água de enxague algumas pitadas de sal e o cheiro some na hora. 

VINAGRE

- Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e
de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.
- Para amaciar suas roupas adicione 1/2 copo de vinagre ou 1/2 copo de bicarbonato de sódio durante o enxague.


AROMATIZADOR DE ROUPAS

  Você pode deixar suas roupas de cama perfumadas sem gastar muito. Ao invés de comprar as soluções perfumadas - caras, na maioria das vezes - nas lojas de cama, mesa e banho, que tal fazer sua própria água de lençol? Veja aqui como!

Você precisa de

700 ml de água deionizada, destilada ou mineral
200 ml de álcool de cereais
80 ml de essência de sua preferência (para esta receita, usaremos 20 ml de essência de baunilha e 70 ml de essência de flor de laranjeira)
Corante de sua preferência (para esta receita, usaremos corante amarelo)

Passos

Em uma vasilha, misture a água, o álcool e as essências. Coloque algumas gotinhas de corante (umas 4 ou 5 são suficientes). Transfira a solução para uma garrafinha com válvula spray e... pronto!

Importante

A água de lençol é usada apenas para deixar a roupa de cama perfumada, com um cheirinho bom. Não serve para usar como água para passar roupa. Deve ser borrifada sobre a cama.

Higienizar e retirar umidade dos armários e gavetas

Higienização do armário e gavetas
Esvazie o armário e gavetas, passe em todo o interior um pano molhado em 1/2 copo de vinagre branco, 1/4 de essência de alfazema (compra-se em farmácias e casas de produtos naturais); deixe-o aberto até secar bem.

Retirar umidade

Para manter o guarda roupa sem umidade, coloque um pouco de carvão (aquele que usamos para churrasco); em uma lata de leite em pó (vazia), abra alguns buracos na tampa e coloque-a em um cantinho do guarda roupa.
Com isso você elimina toda a umidade do armário. Troque o carvão a cada 3 meses mais ou menos. 
 Pode usar também giz escolar,da mesma forma que o carvão.

Como pendurar roupas?

Para que as roupas sequem com maior rapidez é necessário pendurá-las de maneira correta.

1ª dica -   Os prendedores de roupas não devem ficar no varal, porque eles empoeiram e sujam as roupas limpas quando penduradas. Recolham os prendedores juntamente com as roupas e guarde-os em um recipiente preferencialmente com tampa.

2ª dica - As roupas devem ser penduradas do lado avesso e abertas para facilitar a ventilação e secagem da roupa. Nunca prenda cós com cós nas calças (grudando frente e trás) sem espaço no meio para ventilação; vire do lado avesso e prenda somente o cós traseiro no varal, (com dois prendedores, um de cada lado); para que ocorra ventilação entre o meio e pernas da calça. 

3ª dica - Calcinhas e cuecas devem ser penduradas pelo lado avesso, e presas pela lateral, em apenas uma parte do tecido, não junte frente e trás para prender. Nunca  pendure pelos fundos.

4ª dica - As camisas ficam mais fáceis de passar se penduradas em cabides de plásticos para secar, (cabides de madeira podem manchar a roupa). Se não tiver cabides para secagem, pendure as camisas pelo avesso e nunca pelo colarinho, pois os prendedores podem deixar marcas difíceis de remover. Pendure preferencialmente pela barra e coloque os prendedores coincidindo com as costuras rebatidas nas laterais da camisa.

5ªdica – As camisetas de malha, devem ser penduradas pelo lado do avesso colocando no varal na direção da cava da camisa com a parte da frente para cima. Assim na hora que tirar da corda a camisa vai estar esticada e sem uma marca do varal.

Passe bem caseiro

- 1 litro de água,uma xícara de chá de amaciante, uma xícara de chá de álcool de cereais. Misturo tudo, coloco em um borrifador…Ao passar a roupa, é só borrifar … É barato e rende muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog