quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DICAS DE COMO LIMPAR DIVERSOS TIPOS DE PANELAS!!


§  Panela de pressão
Limpe todos os componentes com água quente e sabão.
§  Panela de ferro
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Para evitar que enferruje, coloque no forno bem quente para secar, deixe esfriar e passe uma leve camada de óleo de cozinha antes de guardar.
§  Panela de aço inox
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Nunca utilizar palha de aço e esponja dura. Para retirar manchas: encha a panela com água quente e suco de um limão espremido ou duas colheres de vinagre branco de maçã. Para clarear e eliminar fundos queimados: coloque água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear. No lugar do bicarbonato de sódio, pode usar sal de cozinha ou vinagre.
§  Panela esmaltada
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Para evitar o amarelamento: passe álcool na área esmaltada ou pano macio embebido em uma solução com uma colher de sopa de cloreto de potássio dissolvido em um litro de água. Para retirar manchas: coloque em uma solução de 2 colheres de chá de alvejante (água sanitária) em 600 ml de água. Deixe por 2 horas no máximo para evitar danos ao esmalte. Não utilizar se existirem pinturas ou decalques na superfície interna.
§  Panela de vidro
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Para tirar manchas escuras: deixe em banho-maria em uma solução de cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. Para evitar manchas: não leve a panela vazia ao fogo.
§  Panela de barro (cerâmicas)
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Antes de usar pela primeira vez, deixe de molho em banho-maria por cerca de 20 minutos com água fervente.
§  Panela de pedra sabão
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Antes de usar pela primeira vez, untar com óleo por dentro e por fora, encher de água e levar para o forno bem quente (200ºC) por duas horas.
§  Panela de cobre
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Nunca utilizar palha de aço e esponja dura. Prepare uma mistura em partes iguais de farinha de trigo com vinagre branco de maçã. Esfregue com um pano até limpar a panela de cobre. Lave com água quente e seque bem. Para remover manchas: passe a metade de um limão em um pires com sal. Esfregue-o na parte manchada do cobre. Lave e seque bem.
§  Panela de alumínio
Lave bem as panelas de alumínio com esponja dura e sabão de coco ou detergente. Seque imediatamente para prevenir manchas de água. Nunca utilizar palha de aço. Para retirar manchas: encha a panela com água quente e suco de um limão espremido. Você também pode usar duas colheres de vinagre branco de maçã. Para clarear e eliminar fundos queimados: coloque água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixe ferver em fogo brando até clarear. No lugar do bicarbonato de sódio, pode usar sal de cozinha ou vinagre. Evite preparar alimentos ácidos como vinagrete, molho de tomate, maioneses e outros.
§  Panela de teflon ou T-Fal
Lave com uma esponja macia e detergente neutro. Não use palha de aço, facas ou qualquer material que produza riscos. Para retirar manchas: passe pó de café com um papel absorvente.
Separamos algumas dicas finais para ajudar você a manter suas panelas sempre limpinhas!
§  Panela queimada
Salpique bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá rapidamente.
§  Panela com comida grudada
Encha a panela com água quente e 2 colheres de sal ou bicarbonato de sódio. Deixe por algum tempo e limpe.
§  Pasta para limpar panelas de alumínio
::Ingredientes:
- 11 copos (americanos) de água
- 1 sabão em pedra de cor amarela
- 3 colheres de sopa de vinagre
::Modo de preparo:
Rale o sabão e coloque no fogo com a água. Acrescentar o vinagre. Deixe desmanchar tudo. Vai ficar um líquido. Deixe esfriar um pouco e distribua em potes individuais. Vai virar uma pasta.

FONTE CAMICADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog