domingo, 5 de julho de 2015

Como Treinar sua Empregada Doméstica - Parte 2 - Comportamento!



À partir da contratação repasse para sua funcionária as Regras de Comportamento para sua residência, assim evitando constrangimentos e stress.
Segue dicas:

  • Pontualidade: 

Essencial, chegue 15 minutos antes, coloque o uniforme, prenda o cabelo, retire acessórios e maquiagem. O ponto conta à partir do momento que está pronta para iniciar as tarefas domésticas.
  • Higiene e Saúde: 
Esteja com seus exames em dia, faça check up uma vez ao ano. Avise sobre tratamentos e possíveis ausências com antecedência. Esteja sempre com cabelos presos, use touca na preparação de alimentos. Use luvas para manusear produtos de limpeza e alguns tipos de alimentos. Cuide de sua higiene pessoal. Não esqueça o álcool gel para higienizar as mãos sempre que for manusear alimentos.
  • Acidentes: 
Na maioria das vezes acontecem por falha humana, então a melhor maneira é prevenir. Pergunte sempre a melhor maneira de executar certa função e comunique sobre qualquer problema na execução para assim providenciar a solução. Tenha cuidado maior em relação a aparelhos, verifique sempre voltagem, se estão desconectados a tomadas. Na cozinha redobre cuidados em relação a óleo (inflamável), nunca jogue água só expandira chamas, desligue o fogo, tampe com a tampa ou um pano molhado. Use luvas no manuseio de fornos. Na limpeza da casa utilize calçados antiderrapantes, pois em contato com água você não escorregará. Caso ocorra algum acidente, mantenha a calma e tente controlar a situação para que não se agrave.
  • Atendimento: 
Seja sempre prestativa. Preserve o patrimônio da casa. Mantenha sempre a calma e o mesmo tom de voz. Não interrompa, a não ser que seja uma urgência. Fale o necessário. Seja discreta. Não misture suas questões pessoais em seu ambiente de trabalho, e o mesmo serve ao contrário.
  • Atendimento a prestadores: 
Só permita a entrada de prestadores de serviços, com autorização prévia dos patrões, caso eles não tenham avisado, entre em contato com eles para assim autorizar. Fique sempre junto a prestadores, em quanto eles estiverem efetuando algum serviço. Não assine nada sem ter certeza do que se trata e se tem autorização para assinar.
  • Atendimento ao telefone: 
Ao atender o telefone diga: Residência..........., , bom dia, e identifique-se. Não forneça dados pessoais dos donos da residência.Não diga que está sozinha e qual os horários das pessoas da casa. Anote sempre o nome, telefone e para quem é a ligação.

  • Uniforme:
Caso não seja fornecido, escolha uma roupa que seja confortável e discreta, pode ser uma leggy e uma camiseta. Mantenha sempre limpo, use um avental para manusear na cozinha.


São algumas dicas de regras , vocês podem criar as suas, mas repasse a sua funcionária, e deixe tudo bem claro.


Adriani Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog