A COMUNICAÇÃO é a chave desta relação, tanto no início quanto pelo final desta, então foque em
deixar tudo sempre claro.
Muitos dos treinamentos que efetuei a maior queixa está em as funcionárias não fazerem certas tarefas com eficiência, mas perguntava você fala à ela? e a resposta era não, bom se você não fala como ela vai saber?? Então, sugiro sempre esclarecer sempre todo o processo, gostos, até manias, etc., mas fale, relembre, este é seu papel, não é porque ela já trabalhou como empregada que deve saber como funciona em sua casa. Cada casa tem um sistema, sua funcionalidade, seus hábitos, passe à ela como funciona e como você gostaria que fosse, desde o início.
Separei alguns procedimentos que iram te ajudar a manter esta comunicação:
Procedimentos:
- Na contratação, pergunte sempre quais os pontos fracos dela, assim ficará mais fácil saber se vale a pena contratar, porque se você precisa de uma pessoa que cozinhe e ela não sabe cozinhar, não há lógica em contratar, mas se ela não sabe criar um cardápio e você acredita que é possível adaptar e ensinar, tudo bem.
- Comunicação. Deixe claro na contratação os serviços que ela terá que fazer ( lavar,passar, cozinhar, organizar, limpar,passear com os animais,etc.), não deixe lacunas, para depois não ouvir “Não disse que teria que fazer isso”.
- Deixe claro as regras da casa em relação à: postura, atendimento à familiares, prestadores de serviços, telefone, segurança, uso de uniforme, higiene e limpeza, etc.
- Estipule a carga horária de trabalho.
- Defina a rotina da casa.
- Crie um checklist de tarefas domésticas: diárias, semanais, quinzenais e mensais.
- Mostre o que tem que ser feito, e como fazer ou como gostaria que ficasse.
- Deixe muito claro que não é pessoal e sim profissional.
Observação: Se ela for uma empregada antiga, faça uma reunião com ela e explane tópicos que precisam ser ajustados, para melhorar o funcionamento da casa, com base para melhorar e que você passará algumas mudanças.
Estas dicas ajudam como uma base de COMUNICAÇÃO para treinar sua empregada.
A tarefa não é fácil, nos treinamentos deixo sempre claro que a casa é uma empresa onde a empregada é a administradora, e ela precisa fazer com que tudo funcione em completa sintonia, e que no final do expediente o resultado final tem que ser o melhor. Que a comunicação é o fator mais importante nesta relação, não deixe nunca de falar algo que incomode, para não criar mágoas. Como em uma empresa também é necessário estimular sua empregada, elogiando o que ela fez de bom,
Lembre se ambas as partes precisam umas das outras, por motivos diferentes, mas podem trabalhar em sintonia.
COMUNIQUE-SE!
Até a próxima!!
Adriani Gonçalves
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