terça-feira, 30 de junho de 2015

Manual da Empregada Doméstica!!


SEJA PONTUAL 

O correto é chegar ao trabalho no mínimo 15 minutos antes do horário estipulado. Tempo suficiente para você se preparar, lavar as mãos, prender os cabelos, tirar bijuterias para não atrapalhar nas tarefas, e vestir o uniforme. 

SEJA ORGANIZADA 

Suas tarefas diárias devem ser planejadas com antecedência; com organização, seu dia ficará mais prático e fácil. Não tente fazer  tudo de uma vez, achando que vai dar conta de tudo num dia só. 
A tendência é falhar.

SEJA DINÂMICA 

Ouvimos muito as pessoas falarem que experiência. Pois bem, elas são dinâmicas, dão conta do recado, têm jogo de cintura. 
Na sua casa você é dinâmica, pois na casa da patroa tem que ser muito mais, se organizando para não se perder e se atrapalhar.

SEJA PRÓ-ATIVA 

Quer dizer que você deve ter atitudes preventivas. Na sua casa você está sempre de olho para saber do que vai faltar na próxima semana ou no próximo dia. Pois na casa da patroa você deve redobrar esses cuidados.
 Não espere que a sua patroa mande para que você faça as coisas. Pergunte quando tiver dúvidas, exemplo: não deixe a despensa ficar totalmente vazia para poder avisar. 

SEJA PRESTATIVA 

Ser prestativa é uma qualidade que chama atenção em qualquer situação.
Ofereça ajuda.
Mesmo que não seja sua função. 
Existem normas à serem cumpridas. 
Não se esqueça que você passará a conviver com os hábitos de uma família, com costumes que não são os seus.

SEJA DISCRETA

Sua vida pessoal não pode se misturar com a vida profissional.
O que passa dentro da residência, fica na residência.
Só manifeste opinião, se o patrão pedir, mas cautela, não saia falando qualquer coisa. Tudo dependerá do grau de intimidade que possuí na residência.
A máxima é verdadeira:
"Não vejo, Não falo, Não escuto."

E analise bem:
 Não é fácil ser doméstica!
Só porque é uma boa dona de casa não significa que seja uma ótima empregada.
A excelência nada mais é do que a repetição. Então tente sempre aprender algo novo, teste para melhorar a cada dia.
Se tiver boa vontade você terá a oportunidade de aprender muitas coisas boas, sem contar que também terá um bom salário. 
E partindo daí, somando os seus próprios conhecimentos com os adquiridos terá uma ótima referência profissional e um mundo novo de oportunidades.

Adriani Gonçalves

Fonte A empregada doméstica

Pesquisar este blog