quinta-feira, 28 de maio de 2015

Trituradores de Alimentos - Funcionalidades / Manutenção e Limpeza




Esses aparelhos são instalados dentro do ralo da pia da cozinha e picam os resíduos orgânicos em pedaços mínimos, de modo que a corrente de água os carregue com facilidade em direção ao esgoto.

Cerca de 85% das residências americanas e a maior parte das europeias possuem trituradores de alimentos, e cada vez mais lares brasileiros estão aderindo ao dispositivo.

Resíduos orgânicos respondem por 60% do lixo doméstico produzido no Brasil.

Como Funciona o Triturador de Alimentos



O triturador substitui o sifão da pia. 
É instalado na cuba e conectado ao encanamento do esgoto.

É acionado através de um botão, que faz girar velozmente um tipo de disco.

Trituradores modernos não possuem lâminas: ao invés de triturar os detritos através do corte, trituram por impacto.

São, portanto, mais seguros, e permite a retirada segura de qualquer objeto que acidentalmente caia lá dentro. Basta assegurar-se de que o dispositivo está desligado.

Modelos mais recentes costumam ser silenciosos e gastam pouca energia elétrica: a média de uso, que é de 5 minutos diários, equivalem a uma hora de uma lâmpada de 100 watts acesa.

A água utilizada para carregar os resíduos triturados em direção ao esgoto corresponde a menos de 1% do consumo mensal da residência.


Os fabricantes recomendam que a cada 15 dias o triturador seja limpo. Para isso basta introduzir cascas de frutas cítricas e gelo no ralo onde se encontra o aparelho, e acioná-lo.

No Brasil as três principais marcas de trituradores são InSinkErator (seu modelo Evolution 100 está sendo considerado o melhor de 2015), Cleany e Triturac.

Há, ainda, modelos de trituradores industriais para bares, restaurantes e hospitais, com capacidade para grandes volumes de restos. Aqui a marca líder é a Tweeny Tritury

O Que Pode Ser Processado pelo Triturador de Alimentos

Trituradores de resíduos podem processar restos de refeições, cascas de frutas, verduras, legumes, caroços, pequenos pedaços de carnes, pequenos ossos, nozes e cascas de ovos.

O ideal é que você corte restos muito grandes (exemplo: casca de melancia) e jogue aos pedaços dentro do triturador.

Evite processar espigas de milho e conchas.

E não se esqueça de ligar a água na hora de usar o aparelho!

Impacto Ambiental do Uso do Triturador de Resíduos


Fossas sépticas são beneficiadas com o uso de trituradores de alimentos, pois resíduos orgânicos ajudam a acelerar reações biológicas.

Além disso, ao serem eliminados diretamente pela tubulação de esgoto, evita-se que os detritos orgânicos acabem em aterros sanitários, contaminem lençóis freáticos e liberem gás metano, principal causador do efeito estufa.

Outra vantagem é a diminuição do uso de sacos e sacolas plásticos para descarte de restos orgânicos.

Alguns órgãos de abastecimento de água e esgoto, no entanto, alertam para o aumento da energia gasta para tratar um esgoto que traz maior volume de matéria orgânica, principalmente quando misturada ao óleo de cozinha.

Mais Vantagens de Dispor de um Triturador de Alimentos

Não existe uma forma totalmente higiênica de se descartar matéria orgânica. Ela eventualmente acaba entrando em decomposição dentro de latas de lixo, propiciando a proliferação de bactéricas e atraindo insetos, tais como moscas e baratas;

Trituradores podem ser instalados em quase todo tipo e tamanho de pias e cubas;

Evita a formação de odores e sujeira proveniente de restos de alimentos jogados fora, mantendo o ambiente de preparação das refeições mais limpo;

Torna a separação do lixo mais simples, exigindo menos lixeiras para acomodação do mesmo.

Adriani Gonçalves


Fonte Faz Fácil

Pesquisar este blog