domingo, 31 de maio de 2015

Na onda do MINIMALISMO... Na Organização..



Minimalismo

Significado : Princípio de reduzir ao minimo o emprego de recursos ou elementos.

Conceito:  Se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.

Sou organizadora a 5 anos, e nunca ouvi tanto quanto agora sobre minimalismo. Sobre viver com menos, que você só pode ser feliz se desentralhar, desapegar e confesso isso vem causando um mal estar no público que atendo ou aos que pensam em contratar um profissional de organização.
Sempre ou na maioria das vezes os clientes falam: "Tenho que jogar minhas coisas fora?", "Tu vai dizer que tenho eliminar muito", etc.,
Então, para tentar esclarecer no meu ponto de vista e no modo como trabalho, não quero que ninguém saia jogando suas coisas fora ou saia doando tudo. A decisão é sua e somente sua em relação as suas coisas. 
O meu trabalho consiste em te levar ferramentas que facilitem sua vida, tornando - a mais funcional e organizada, e se entre este processo você decidir ou avaliar que algo não é mais necessário, ótimo. Em minha experiência venho notado que o desapego acontece no meio do processo de organização, o cliente começa  a perceber que certas coisas não são necessárias, e isto acontece gradativamente.
O MAIS pode não ser o modelo ideal para muitos, mas pode ser importante para outros. Eu posso ajudar a tomar decisões, mas decidir  ainda é decisão do cliente.
Eu mesma tinha mais de 50 pares de calçados, e sempre precisava de mais, hoje tenho 12 pares e ainda acho que posso eliminar mais. Mas não foi uma decisão fácil, foi aos poucos, quando me senti preparada para desapegar e no momento ao qual não me arrependeria depois. 
Hoje estou satisfeita pelo desapego, estou convicta que não sou uma centopeia, gasto menos, não preciso de tanto espaço.
Então, é necessário tomar decisões conscientes em relação ao desapego, a regra é simples, desapegue quando estiver preparada para aceitar o novo, desapegar dos medos e culpas, criar hábitos novos em relação do que te faz feliz, se viver com menos te deixará feliz, prepare -se para esta mudança.
Você pode radicalizar destalhando tudo de uma vez ou aos poucos.
Escolha se fazer feliz, e organize -se para isto.

"A mudança tem que vir de dentro para que a mudança de fora seja eficiente".

Adriani Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog