sexta-feira, 29 de maio de 2015

Como Organizar - Fazer Backup - Sincronizar contatos no Celular!!




A agenda de contatos do celular é de supra importância nos dias de hoje.

Sistemas modernos para smartphones integrados à nuvem oferecem ferramentas poderosas de organização e backup automático dos seus contatos. Se antes era preciso copiá-los manualmente para um aparelho novo ou salvá-los no limitado SIM card, sem falar na perda irremediável decorrente da perda ou roubo do aparelho em si, hoje tais situações são coisa do passado.

Com o backup feito e sincronizado em tempo real com a nuvem, sua lista sempre atualizada fica a uma senha de distância de qualquer dispositivos conectado à Internet. Mas existe um caminho entre a situação atual dela até esse ideal. 

Arrumando a bagunça dos contatos

A menos que você tenha alterado alguma coisa na configuração padrão do seu smartphone, ele já faz backup da agenda de contatos e a mantém salva, na nuvem, automaticamente. Android, iOS e Windows Phone têm esse recurso nativo e ativado de fábrica.

O problema é que… bem, se essa lista jamais teve a sua atenção, ela deve estar uma bagunça. Ao longo dos anos diversos fatores contribuem para esse caos: mudanças nos critérios de salvamento de novos contatos, interferências de apps de terceiros e até mesmo a nossa displicência ao salvar novos números.

Se for o seu caso, de pronto temos uma bifurcação nesse guia: reparar ou destruir. Ou você recorre aos apps e a soluções  ou exporta eles para um lugar externo e a recomeça, do zero. 

Dando fim aos contatos duplicados

É possível organizar seus contatos pelo próprio smartphone, mas pela comodidade do teclado físico e da multitarefa, é mais fácil fazê-lo em um computador. Ajuda também o fato de que as três empresas citadas até aqui oferecem versões web da lista de contatos, por onde podemos manipulá-la facilmente. Nestes locais:

Contatos do iCloud (Apple).
Contatos do Google (nova versão, ainda em testes, porém já funcional e muito melhor que a antiga).
Contatos da Microsoft.

O OS X, da Apple, traz ainda um app de contatos diretamente ligado ao iCloud. O mesmo vale para o Windows 8, da Microsoft, com o app Pessoas — que se conecta ao Google, Facebook e outras redes sociais para extrair informações dos contatos. Google é totalmente web.



É nessa hora, quando abrimos a lista de contatos e vemos seu estado lastimável de desorganização, que o moral é afetado e costumamos postergar a tarefa. Não desanime!

O maior problema a ser enfrentado costuma ser o dos contatos duplicados, ou seja, uma mesma pessoa com duas ou mais entradas por conta de redes sociais, e-mails, dois ou mais telefones… enfim, campos que em vez de estarem consolidados em apenas um contato, espalham-se por alguns. Seu primeiro trabalho deve ser mesclar esses contatos duplicados.

Na ferramenta do Google há um link no menu principal chamado “Encontrar duplicatas.” Na da Microsoft, a mesma função está no menu Gerenciar > Limpar contatos. Em ambos os casos é feita uma triagem automática da lista que retorna os contatos duplicados. Eles são exibidos para fins de revisão e, estando tudo ok, basta tocar num botão para dar concluir a mesclagem.


A Apple não tem algo do tipo para os contatos do iCloud (ao menos na versão web), então o jeito é recorrer a um app para iOS. Na App Store tem o gratuito Cleanup Duplicate Contacts. Ele é rápido, bem resolvido e permite pré-visualizar (e descartar) as mudanças antes de efetivá-las em sua agenda. E, caso alguma catástrofe decorra do seu uso, ele faz backups que podem ser restaurados com um toque.

Vale lembrar que nos três casos é possível mesclar contatos manualmente. 
Quando, por exemplo, algum contato seu usa um pseudônimo no Facebook, pode ocorrer dessas ferramentas automatizadas deixá-lo escapar. Faça uma revisão atenta da sua lista após usá-las.
Unificando as listas de contatos

Eliminar contatos duplicados não resolve todos os problemas. Ainda haverá gente sem e-mail, sem telefone, sem foto… sem falar nas múltiplas agendas de contato — você talvez não saiba, mas talvez duas ou mais povoem seu smartphone simultaneamente.

O ideal é unificar todos os contatos em uma lista. 
Não há prejuízo se, digamos… você prefere gerenciar seus contatos no Google e usa um iPhone. 
Os sistemas modernos “conversam” com outros provedores e permitem puxar e salvar contatos neles. 
No iPhone, por exemplo, basta entrar em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Adicionar Conta e colocar a sua — tem suporte a Exchang, Google, Yahoo, Outlook.com e outras. Complemente a dica definido a nova conta, digamos… Google, indo em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Contatos > Conta Padrão e selecionando “Gmail” para que novos contatos sejam salvos no Google, e não na sua conta no iCloud. 

Esses dois passos tornam o Google padrão no iPhone, para não fragmentar sua lista.

No Android o caminho é similar: Configurações > Contas > Adicionar uma conta. 

A diferença é que eventualmente, como no caso do Outlook.com, é preciso instalar o app oficial para inclui-lo na listagem. Outro detalhe, válido para Windows Phone também, é que esses sistemas não funcionam com o iCloud, que é exclusivo dos sistemas da Apple. De qualquer forma, não faz falta.

Qual lista escolher, então? 
O iCloud só vale se você usa iPhone. 
Em qualquer outro caso, um bom critério é considerar o e-mail que você usa, já que essas listas são atreladas a eles. 
Se for o Gmail, vá de Google; se for o Outlook.com, Microsoft; e se você usa o e-mail da Apple, iCloud. 
Claro, nada impede que alguém que use o Outlook.com como e-mail principal guarde seus contatos no Gmail, mas manter-se na mesma solução/empresa facilita algumas coisas, como a inclusão de novos contatos via e-mail e a desnecessidade de vincular uma ou até duas contas extras ao sistema do smartphone. 

Decidido o provedor da sua lista de contatos, é hora de unificar todos esses nela. 
Aquelas versões web citadas acima permitem exportar e importar contatos em formatos universais, como CSV. 
Faça uma varredura nos que eventualmente use e depois, centralize-os todos em uma só. 
É uma boa, inclusive, fazer isso primeiro, antes de procurar por contatos duplicados ou passar um pente fino neles.

Se quiser um facilitador, o Scrubly vem ao resgate. 
É um web app que analisa, unifica duplicatas, preenche dados dos contatos com informações de redes sociais e até padroniza o formato dos telefones salvos. 
Ah, e as listas originais ficam a salvo, caso algo saia terrivelmente errado. Como é feito em Flash, precisa ser usado no PC. Ele é gratuito para até 250 contatos e custa US$ 20 para funcionar uma vez. Dependendo da importância da sua lista e do nível de bagunça que ela estiver, pode valer o investimento.
Depois de usar tantas ferramentas automatizadas, é bom dar uma conferida para ver se está tudo ok e preencher, na unha, eventuais lacunas. Sabe como é, uma foto de alguém, o e-mail alternativo/profissional de outro, coisas que às vezes passaram batidas.

Contatos organizados, salvos e sincronizados

Os três principais sistemas móveis, Android, iOS e Windows Phone, meio que exigem uma conta atrelada para funcionarem, e ela já guarda os seus contatos. Depois de dar um jeito na bagunça, o único trabalho a fazer é certificar-se de que os novos estão sendo salvos na lista correta e essa, está conectada e como padrão no seu smartphone.

É cômodo e tranquilo pegar um celular novo, digitar uma senha e ver a lista de contatos totalmente preenchida. A tecnologia ainda se debate na facilitação de algumas questões, como uniformizar a atualização para novas versões do Android e tornar o uso da criptografia mais amigável, mas outras, como o gerenciamento, backup e sincronia de contatos, já estão bem maduras e prontas para serem usadas por todo mundo.


Organize-se!

Adriani Gonçalves

Fonte Manual do Usuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog