quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como Limpar e Higienizar Tábuas de carne!




Limpeza das tábuas de corte

Ao limpar suas tábuas de corte, tenha em mente:

O melhor método para manter sua tábua de corte limpa é lavá-la bem na pia com água quente e um bom detergente líquido antibacteriano.
Enxágue e seque sua tábua de corte com papel toalha, uma vez que panos de prato contêm germes provenientes das mãos e de outros acessórios de cozinha, que podem contaminar uma tábua de corte limpa.

Limpar suas tábuas de corte em uma lava-louças com um bom detergente é o que gera melhores resultados. Mas, atenção: tábuas de madeira não podem ser lavadas em lava-louças, pois a madeira pode se deformar com as altas temperaturas.

Higiene das tábuas de corte

Para garantir uma boa higiene da cozinha, higienize suas tábuas de corte todas as semanas ou com frequência maior, se necessário. 
Veja como:

O método mais eficaz para higienizar as tábuas de cozinha é mergulhá-las em uma solução com 1 tampa de água sanitária para 4 litros de água.
Deixe a solução agir por 30 minutos, enxágue a tábua com água em abundância e deixe-a secar naturalmente, em posição vertical, no escorredor de pratos.
Uma alternativa é utilizar ingredientes com propriedades antibacterianas que são comumente encontrados em uma cozinha, como vinagre, e aplicar uma camada na superfície de corte antes de colocar a tábua para secar. Esteja ciente, no entanto, que tábuas de madeira podem absorver o cheiro do vinagre.

Dica: se você notar que suas tábuas de corte começam a ter um odor de cebola ou peixe cru, umedeça uma folha de papel-toalha em suco puro de limão e passe sobre a tábua. Da mesma maneira, se você esfregar meio limão na superfície de corte, em um piscar de olhos você terá uma tábua com cheirinho cítrico.

Prevenção de contaminação de comida

Ninguém gosta do mal-estar gerado por comida contaminada. 
Siga as seguintes instruções para evitar possíveis problemas:

Compre tábuas de material acrílico ou de borracha. Consideradas a opção mais higiênica, elas são utilizadas na maioria dos restaurantes.

Tábuas de madeira devem ser mantidas limpas e higienizadas.
Procure utilizar cera de abelha ou óleo mineral para tratar a superfície de corte das tábuas de madeira com intervalo de poucos meses. Isso ajuda a criar uma camada protetora, que age contra a contaminação de comida.
O mais seguro é usar diferentes tábuas para diferentes tipos de comida.
 
Você deveria utilizar pelo menos duas: uma para carnes e peixes e uma para vegetais, pães e qualquer outro alimento que possa ser consumido com segurança sem ser cozido.
Compre tábuas de corte coloridas e estabeleça um código ou etiquete as tábuas para identificá-las com segurança.
Jogue fora tábuas de corte que estejam muito danificadas, arranhadas ou com sujeira persistente visível. 
Como todos os equipamentos de cozinha, as tábuas de corte têm vida útil, e é essencial que você se livre de tábuas velhas para manter o ambiente de sua cozinha seguro e saudável.

Adriani Gonçalves

Fonte Cleanipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog