quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como Esterilizar Mamadeiras!!





Não importa se você decidiu alimentar seu bebê com leite materno ou fórmula infantil, o importante é manter os acessórios para alimentação do seu recém-nascido sempre limpos e esterilizados. Isso inclui mamadeiras e bicos, acessórios anticólica, sugadores de leite, colheres e seringas utilizadas para administrar medicamentos.

O sistema imunológico dos recém-nascidos é frágil, por isso eles são suscetíveis aos germes e bactérias do dia a dia que geralmente não fazem mal aos adultos. Eles podem causar doenças em crianças pequenas. Vômito, diarreia e irritação da mucosa oral são os sintomas mais comuns. A esterilização de mamadeiras e de outros acessórios de alimentação diminui as chances de que seu bebê entre em contato com esses germes, reduzindo assim o risco de doenças.

Que tipos de esterilizador de mamadeiras e acessórios de bebê estão disponíveis?

Muitos pais de primeira viagem se perguntam como esterilizar as mamadeiras da melhor forma possível. E isso é muito simples. Você pode comprar um esterilizador de mamadeiras ou utilizar objetos e itens que você já tem em sua casa para realizar o mesmo processo. Lembre-se, antes de usar qualquer tipo de esterilizador de mamadeira, você deve limpar todo o equipamento com água morna e algum tipo de detergente seguindo as instruções do fabricante. O detergente comum servirá para o trabalho, mas vale a pena comprar uma escova com cerdas suaves para mamadeiras, para evitar danos aos bicos e aos tubos dos sugadores de leite.

Algumas opções para esterilizar mamadeiras e outros acessórios de bebê:

Esterilizador de mamadeira elétrico
Os esterilizadores elétricos podem ser comprados em qualquer loja de produtos para bebês e são um dos métodos mais populares para esterilização de mamadeiras. Eles são capazes de esterilizar até seis mamadeiras e seus acessórios de uma vez e levam menos de cinco minutos para fazer isso.
Encha o esterilizador com uma pequena quantidade de água fria. Leias as instruções de uso do seu produto para saber a quantidade exata. Em geral, um esterilizador com capacidade para seis mamadeiras ou equivalente precisa de aproximadamente 200 ml de água.
Coloque o acessório de alimentação limpo no esterilizador de mamadeiras. Lembre-se de que a água e o aquecedor estão na parte inferior do equipamento, e que o vapor sobe. Isso significa que os acessórios devem ser colocados com suas aberturas viradas para baixo: os bicos devem estar virados para cima e as mamadeiras colocadas de cabeça para baixo.
Tampe bem o esterilizador, vedando toda a extensão do aparelho. Se houver uma única brecha, o vapor vai escapar.
Ligue o esterilizador e deixe-o ligado pelo tempo indicado nas instruções – em geral, de 5 a 10 minutos. Uma vez terminado o processo, deixe as mamadeiras esfriarem antes de retirá-las do esterilizador.
Se a tampa não tiver sido removida, as mamadeiras podem ficar dentro do esterilizador por até seis horas. Mas uma vez que a capa tenha sido removida, as mamadeiras precisam ser montadas rapidamente com seus respectivos acessórios, para evitar que seu interior se contamine.

Esterilizador de mamadeira para micro-ondas
O esterilizador de mamadeira para micro-ondas é muito similar ao esterilizador elétrico, a única diferença é que ele usa o aparelho micro-ondas para aquecer a água e criar um ambiente cheio de vapor. Esse tipo de esterilizador deve ser utilizado da mesma maneira que um esterilizador elétrico, com as aberturas das mamadeiras viradas para baixo. Certifique-se também de que as mamadeiras sejam montadas no instante em que entrarem em contato com o ar.

Como esterilizar mamadeiras na lava-louças

Se você tiver uma lava-louças, ela pode ser utilizada tanto para limpar quanto para esterilizar acessórios de bebê. Contudo, é importante que seus acessórios para alimentação sejam adequados para lavagem em lava-louças (utilize a prateleira de cima, se necessário) em um programa com calor alto, acima dos 80o C. Muitos pais de primeira viagem acham que o método da lava-louças é controverso, pois ele tende a danificar mamadeiras e acessórios mais rapidamente que outros métodos. Além disso, há chance de que os bicos sejam arremessados dentro da máquina com a pressão da água, fiquem com água suja acumulada dentro deles e precisem ser lavados e esterilizados outra vez.

Como esterilizar mamadeiras por fervura
Também é possível esterilizar mamadeiras utilizando uma panela e o fogão. Você não vai precisar de equipamentos especiais, mas os bicos e os tubos da sugadora de leite podem ser danificados precocemente utilizando essa técnica.
Encha uma panela com água fria e coloque os acessórios para alimentação dentro dela. Certifique-se de que todos os itens estejam completamente cobertos pela água e de que não haja bolhas de ar.
Coloque uma tigela ou um prato pesado em cima da panela, quase em contato com a água. Isso fará com que todos os itens permaneçam imersos.
Espere que a água da panela levante fervura e continue fervendo por dez minutos.
Se você não retirar o peso de cima, as mamadeiras podem ficar na panela por até seis horas, mas a melhor opção é montá-las assim que elas tenham esfriado o suficiente. Lembre-se, as mamadeiras podem ser utilizadas dentro de 24 horas antes de precisarem ser esterilizadas outra vez.

Como esterilizar mamadeiras a frio

A esterilização a frio é perfeita para pais que precisam esterilizar as mamadeiras dos bebês onde quer que estejam, sem acesso à eletricidade ou água fervente. Com um recipiente de plástico limpo, uma solução ou pastilha esterilizante (disponíveis em supermercados) pode ser adicionada à água utilizada para esterilizar os itens dos bebês. Assegure-se de que todos os itens estejam imersos na água por um mínimo de 30 minutos ou, se possível, por mais tempo. A água e a solução podem ser reutilizadas conforme necessário, mas devem ser trocadas a cada 24 horas.

Como escolher um esterilizador de mamadeiras?

A escolha de um esterilizador de mamadeiras depende de preferências pessoais e das circunstâncias de cada caso. Os pais que têm tempo e procuram opções econômicas podem optar pelo método de fervura. Já aqueles que têm menos tempo podem preferir a rapidez dos esterilizadores elétricos ou para micro-ondas. A esterilização a frio é igualmente eficiente, mas muitos preferem utilizar métodos naturais e evitar o uso de soluções e pastilhas esterilizantes.

Por quanto tempo preciso esterilizar as mamadeiras?
Você ficará contente em saber que, aos 12 meses, o sistema imunológico do seu bebê já está forte o suficiente para atacar a maioria dos germes e bactérias do dia a dia. Dessa maneira, você pode parar de esterilizar os acessórios que ele usa após um ano aproximadamente. Contudo, é sempre bom continuar a lavar bem as mamadeiras e outros acessórios imediatamente após o uso, quando o leite ou a fórmula infantil ainda estão frescos, uma vez que é muito mais difícil limpar os acessórios apropriadamente depois que os líquidos secam.

Adriani Gonçalves

Fonte Cleanipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog