quinta-feira, 28 de maio de 2015

Alimentação Saudável!


A base de uma boa alimentação está ingerir os alimentos certos.
E o que não pode faltar no seu almoço ou jantar:


1. Saladas: 
“Ao elaborar o cardápio deve-se ter a preocupação de observar que a salada seja composta com alimentos que não componham as demais preparações”. 
Elas deverão variar entre:
Folhas: alface, escarola, almeirão, rúcula, agrião, radicchio, etc;
Legumes crus: cenoura, nabo, beterraba, rabanete, etc;
Legumes cozidos: beterraba, batata, cenoura, etc;
Outros: Queijo, frutas, etc.

2. Prato principal: 
Deverá ser composto por alguma proteína: carne, frango, peixe ou ovo. “É preciso apresentar preparações de carne diferentes no mesmo dia e modificar os tipos de cortes durante a semana”.

3. Prato base: 
Deverá ser composto por algum carboidrato: arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinua, grão de bico, mandioquinha, batata, batata doce etc.

4. Guarnições: 
Uma verdura ou legume cozido no vapor ou refogado ou assado.

Para montar um cardápio, deve haver um equilíbrio na ingestão dos alimentos e, consequentemente, de nutrientes. 
“Ou seja, não devemos repetir muito os alimentos. Além disso, devemos manter uma harmonia entre as cores, sabores e textura dos alimentos que compõem o cardápio”.

Adriani Gonçalves

Fonte Dicas de Mulher

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