domingo, 26 de abril de 2015

Gerenciamento de aulas para Professores!!


Vi este assunto e achei bem interessante. 
Quantas vezes ouvimos professores falando que a turma não participa, não aprende e é dispersiva?
Então, diversificar, criar atividades que realmente envolvam o aluno e os deixem concentrados, não é tarefa fácil.
É constatado que o aluno consegue se concentrar 15 minutos, depois ficam dispersivos e o aprendizado vai por água a baixo, deixando à todos estressados.
Por isso separei algumas sugestões de gerenciamento que podem ajudar neste processo.

  • Crie mini blocos de atividades, com tempo definido para cada bloco.
  • Crie estratégias diferenciadas: ( dinâmicas, exposições orais, teatro, músicas, escrita, etc.).
  • Faça os alunos serem totalmente participativos, planeje atividades, nas quais eles tenham que opinar, interagir. Mas lembre se esta interação tem ser colocada por você.
  • Crie o sistema de FEEDBACK, questione os sobre o que aprenderam, o que foi mais importante, isto ajudará a se sentirem importantes e envolvidos.
  • Ouça mais, só assim conseguirá ensinar melhor, porque as vezes não aprendemos sem compreender o que escutamos.
  • Seja consistente, seja o modelo à seguir. Não descumpra uma regra, não volte atrás se deu a palavra.
  • Crie as regras da sua aula e nunca esqueça de cumpri las.
  •  Crie um manual, sobre os objetivos e as expectativas para a turma, faça os ler e assinarem, assim já começam a assumir compromissos.
  • Crie dois currículos: O acadêmico e o Oculto ( atitudes, comportamentos e experiências dos alunos. Após criar os dois currículos trace os objetivos para alcançar a meta final.
  • Passe os objetivos de uma maneira que todos entendam (Alunos e Pais)
  • Trace objetivos palpáveis, mensuráveis e quantificáveis.
  • Separe as metas em blocos pré estabelecidos o tempo ( Semestral/Bimestral).
  • Monitore cada meta, acompanhe os resultados e faça os ajustes necessários.
  • Se ao final de uma tarefa, alguns alunos terminaram e outros não, para o tempo ocioso e a dispersão dos demais crie algo recompensador. Um jogo, um gibi,etc., algo que seja estimulo por ter cumprido a tarefa.
  • Crie um mural  e deixe no canto da sala de aula, especifique o inicio e término de cada atividade, porque a perda de tempo muitas vezes é difícil de controlar. Ex.: a aula começa as 7.50h e os alunos entram 10 minutos depois, até se acomodarem, e você iniciar a aula já se passaram 20 minutos. Então sugiro inicie no horário exato e termine também no horário exato, assim aprenderam a cumprir horário.
  • Saiba que todo processo educativo é dividido em 3 partes: Professor / Aluno / Família. Todos tem que estar cientes de seu papel, então faça reuniões, explique seus métodos e mostre o papel de cada um.
Bom estas são algumas dicas e espero que gostem.
Boa Aula!!

Adriani Gonçalves

Fonte SOS Professor


Pesquisar este blog