quarta-feira, 23 de julho de 2014


KEEP CALM AND ORGANIZE 2


Por que não sou organizada?




Semana passada passei um exercício para vocês, no qual teriam que colocar em ordem em um papel suas prioridades.
Alguém conseguiu?
Se tentaram já é um grande passo, não é fácil mudar hábitos, rotinas e criar um método novo.
Mas então, antes de passar dicas de organização, gostaria de levar vocês a refletirem o porque, o que te faz, o que te impede de ser organizada.
Encaro como um vício, você pensa que domina a situação, acredita que pode mudar a qualquer momento, ou então, que a bagunça não te afeta. Mas lá no fundo sabe que não está bom, e é neste momento que você precisa admitir que precisa mudar ou pedir ajuda.
Em muitas das organizações que fiz, a maioria se sentia envergonhada pela bagunça dos seus espaços, e quanto esta desordem afetava sua vida pessoal e profissional. Que não sabiam como organizar e nem por onde começar, ou até mesmo se intitulavam bagunceiras mesmo. Mas pasmem, após uma consultoria ou mesmo eu fazendo a organização elas se descobriam organizadas e com ideias de como manter a ordem. Só para constar até hoje não precisei voltar para organizar uma casa novamente, apenas algumas manutenções. Concluo que na verdade só precisavam de um método e incentivo para  serem organizadas.
Minha conclusão :
“Qualquer pessoa pode ser organizada”.
Você vai precisar de vontade, foco e determinação. Parece autoajuda, mas é incentivo mesmo.
Vou passar umas dicas para começarem:

  • Cada coisa deve ter seu lugar. É a única maneira de guardar e achar algo de forma mais eficiente.
  • Organize um espaço por vez, não adianta você baixar um arquivo inteiro, tirar tudo de dentro de um closet, se não vai terminar. Crie etapas. Ex.: 1º Arquivo de contatos , 2° Arquivo de contas à pagar, etc.
  • Priorize o que precisa ser organizado com mais urgência. Ex.: 1° Organizar contratos, 2° Ligar para contatos, etc.
  • Determine o tempo para cada etapa. Ex.: Dia…9h às 10h responder emails, Passado este tempo, e não terminou, dê uma pausa de 15 minutos, retorne e avalie a prioridade de terminar ou agende para outro momento.
  • Evite distrações. Ex.: Redes sociais, uso do telefone em ligações pessoais, avalie se esta ligação não pode ser feita após o término ou intervalo de uma atividade,bate papo, etc.
  • Crie uma rotina diária.
  • Deixe um tempo extra na sua rotina para os imprevistos, eles acontecem, e para não prejudicar seu planejamento é sempre bom ter este tempo.
  • Ter um bloco de notas para anotações a mão, ajuda muito para anotações rápidas e que possam ser passadas para a agenda ou outra ferramenta depois. Eu costumo ter um sempre comigo, anoto o dia no inicio e vou anotando tudo ali, depois vou analisar as prioridades e executando.
Bom gurias acho que já é possível começar a se organizarem, no decorrer dos posts vou dando outras dicas para cada situação. email. rede social, telefone, etc.
Até semana que vem.
Aguardo sugestões ou dúvidas.

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