quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COMO USAR O MÉTODO DE

Eisenhower PARA ORGANIZAR PAPÉIS E DOCUMENTOS!!

 

Daremos aqui dicas de como ser uma pessoa organizada. 
Parta sempre do princípio de que ORGANIZAÇÃO É UM HÁBITO, e hábito se faz através de treinamento e repetição. 
Ninguém nasce organizado, simplesmente algumas pessoas tem apenas o privilégio de terem sido educadas por pais organizados. E como fim, entenda que ser organizado traz grandes benefícios para todas as áreas, sua vida se tornará mais simples, eficiente, leve e você gastará muito menos tempo.

 A regra de Eisenhower: Jogar fora, delegar, resolver e agir.

Este método é o segredo de trabalho de muitos presidentes dos Estados Unidos e se popularizou como a “regra de Eisenhower”.  É bem simples: divida uma mesa vazia e livre, ou se quiser divida o piso em 4 áreas. Agora vá retirando em sentido horário, até se livrar da última folha de papel.
Os quatro quadrantes têm os significados abaixo:

1 – JOGAR FORA

Coloque no quadrante de número 1 (um) tudo aquilo que pode ser jogado fora, é recomendável providenciar uma caixa grande para isso.  Segue alguns exemplos:

- antigos folhetos de viagens
- jornais antigos
- catálogos
- material de colégio ou faculdade
- cartões de Natal antigo
Você se surpreenderá com a quantidade de objetos que já são supérfluos há muito tempo!

2 – DELEGAR

O segundo quadrante deverá conter tudo aquilo que você pode delegar a outras pessoas. Inclua todos os que passarem pela sua cabeça. colegas, familiares, um funcionários.

3- RESOLVER

Na terceira área, você colocará tudo aquilo que tem de ser resolvido por você mesmo nos próximos dias; você precisa ter muita clareza sobre o que vai fazer com respectivo documento. Seja muito rigoroso em relação a esta pilha.

4- AGIR

E os documentos em que você mesmo pode resolver, coloque na 4ª área, desde que possam ser resolvidos das 3 seguintes ações:
Telefone: você resolve o assunto por telefone; se não conseguir se comunicar com a pessoa desejada, coloque o documento na terceira área.

Leis básicas do método Eisenhower

O método funciona perfeitamente, mas desde que você respeite rigorosamente as seguintes regras:
- não forme pilhas intermediárias
- toque cada papel de uma vez
- não crie uma quinta, muito menos uma sexta área.

Após uma ação de urgência desse tipo, você está livre para outras façanhas; a sua frente está uma área de trabalho livre, já que você venceu as montanhas de papel que até agora estavam depositadas nela. Agora você  tem energia para se dedicar a todos os outros lugares em que se formou a pior espécie de matéria conglomerada: a pilha.

Adriani Gonçalves
Fonte Tudo Organizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog