segunda-feira, 28 de outubro de 2013

BOLETIM NOTA 10!!

 

 

FINAL DO ANO ESTÁ AÍ, SEU FILHO ESTÁ COM O BOLETIM EM DIA?

10 DICAS PARA AJUDÁ-LO A RECUPERAR SUAS NOTAS:

 

 1. Nada de recompensas

Evite frases como "Se você passar de ano, ganha um videogame"! Isso pode até resolver no curto prazo, mas faz com que as crianças vejam os estudos como uma obrigação chata e o problema das notas vai continuar no próximo ano. 

2. Garotada em casa

Se o seu filho tem dificuldade com uma matéria específica, como matemática ou biologia, incentive-o a criar grupos de estudo com os amigos de escola. Ah, e ofereça sua casa para que os encontros aconteçam! 


3. Cantinho só dele!

Arrume um lugar para que seu filho possa estudar, ler e fazer a lição de casa. Deve ser um local calmo, bem iluminado, silencioso e, de preferência, longe de TV, videogame e outras distrações. 

4. Tática boa

Ensine o pequeno a fazer resumos sobre o que aprendeu. Estimule-o também a fazer exercícios extras de matérias mais complicadas. Explique que não é chatice, mas sim uma boa estratégia para assimilar conteúdo. 


5. Dê incentivo!

Quando surgir uma dúvida, estimule o pequeno a buscar conteúdo extra sobre o assunto em livros, na internet... Se ele não encontrar a solução, ajude-o a elaborar perguntas para levar para o professor. 


6. Defina horários

Converse com seu filho e estipule um horário fixo para os estudos. Assim, ele saberá que tem de se dedicar aos cadernos naquele período todos os dias. Uma boa dica é separar um tempo maior para as disciplinas que ele considera mais difíceis. 

7. Investigue notas ruins

As notas ruins podem ter vários motivos (desatenção, faltas e até problemas de saúde). Converse com os professores. O ideal é descobrir junto com a escola uma maneira de reverter o problema. 


8. Agenda digital

No aplicativo Aprovado, grátis para Android, dá para marcar quanto tempo o aluno dedicou a cada disciplina. Funciona como um estímulo para a criançada controlar seus próprios estudos!


9. Demonstre confiança

Não adianta brigar com a criança porque tirou notas ruins. Dar apoio é fundamental: diga que você confia em sua capacidade e que tem certeza de que ela vai conseguir melhorar! 

10. Não exagere

Diminuir o tempo de diversão e os passeios do seu filho pode ser necessário, mas não exagere, tá? Para assimilar o conhecimento, descansar é indispensável. Por isso, deixe um tempo reservado para ele se divertir fazendo o que quiser!
Adriani Gonçalves
fonte Daniela Frabasile - Revista VIVA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog