terça-feira, 23 de outubro de 2012




COMO ORGANIZAR DOCUMENTOS!!!




Mulher organizando documentos

Foto: Getty Images





Procurar documentos gasta tempo e energia. Para facilitar sua vida, aprenda a organizar os documentos em casa.
 Confira as dicas:

· Crie um centro para guardar a papelada (contas, cartões e documentos). Pode ser uma escrivaninha ou um gaveteiro.
·  Lance mão de três pastas cheias de divisórias em cores diferentes (vermelho, verde e branco, por exemplo). Nomeie a vermelha "contas a pagar", a verde "contas pagas" e a branca "documentos".
· Etiquete cada divisória da pasta "contas a pagar" com um dia do mês – de 1 a 30 – e deposite as contas na data do vencimento.
·  Na pasta de "contas pagas" fixe etiquetas nas divisórias por categoria de documento: condomínio, luz, telefone, mensalidade escolar, cartão de crédito e assim por diante.
·  Os documentos, na pasta branca, devem ser armazenados também por tipo: certidões, escrituras, seguro de carro, carteira de saúde, carteira de vacinação, título de eleitor...
·  Estabeleça prazos de arquivamento e se desfaça do que não é mais útil.

Veja por quanto tempo você deve guardar cada documento:


Aluguel: 5 anos
Certidão de nascimento: para sempre
Certificado reservista: para sempre
Certificados, títulos e ações: até serem trocados por dinheiro ou vendidos
Cheques cancelados: 5 anos
Contrato de compra da casa e anotações sobre reformas: enquanto a propriedade for sua ou ainda estiver auferindo lucros dela
Contratos: até serem renovados
Contrato de assistência técnica ou garantida: até o item ser vendido/ doado ou jogado fora
Contratos de empréstimos: até serem renovados
Declaração de imposto de renda: 5 anos
Documento do carro: até ser vendido
Escritura de imóveis: enquanto a propriedade for sua
Extratos bancários: 5 anos
Inventário da casa: até ser renovado
Notas fiscais de compras de valor alto: até o objeto ser vendido/ doado
Números de conta dos cartões de crédito: até serem renovados
Papéis do divórcio: para sempre
Registros de investimentos: 5 anos após o imposto do ano da venda
Seguro de vida: até ser renovado
Seguros do carro ou da casa: até serem renovados
Testamento: até ser atualizado

FONTE:MAXIMA

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