sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Dicas para Reduzir o Colesterol Ruim!


Confere as Dicas:

1. Alimentação equilibrada
  • Uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis são a melhor forma de se reduzir o LDL-colesterol, conhecido como colesterol “ruim” e aumentar o HDL-colesterol, conhecido como colesterol “bom”.
  • Há fatores não modificáveis, relacionados aos níveis de colesterol, tais como genética, condições hereditárias (Hiperlipidemia Familiar) e idade, que necessitam de um acompanhamento com profissionais de saúde para melhor terapia.
  • Priorizar o consumo de alimentos com baixos teores de gorduras saturadas, como carnes magras, leites e laticínios desnatados;
  • Ter um consumo regular de alimentos fontes de fibras, como grãos e cereais integrais, frutas e hortaliças. Essas mudanças contribuem com a manutenção dos níveis de colesterol no sangue.
  • Fitoesteróis, presentes em menores quantidades em alimentos de origem vegetal, como óleo de soja, frutas e hortaliças, e em maior quantidade em alimentos adicionados dessa substância, como cremes vegetais, podem contribuir com a redução dos níveis do LDL-colesterol. Seu consumo deve ser associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

2. Atividade física

A prática de atividade física é fundamental também quando o assunto é controle dos níveis de colesterol.

Contribui com o aumento dos níveis de HDL-colesterol, sendo um coadjuvante na manutenção dos níveis de colesterol.
Vale destacar ainda que praticar atividades físicas e seguir uma alimentação equilibrada são os fatores essenciais para baixar o peso, quando necessário. Baixar o peso diminui o LDL e também os triglicerídeos”, comenta o médico nutrólogo Lara.

3. Consultas regulares

Outro hábito fundamental é estar atenta à saúde de uma forma geral, fazendo os exames periódicos e realizando consultas regulares ao cardiologista.

Prevenção é sempre o melhor caminho. Dessa forma, sendo comprovado o aumento do LDL, por exemplo, o médico indicará o tratamento adequado para cada caso.

4. Não fumar

Largar o cigarro é muito importante. 

O cigarro é responsável pela diminuição da espessura dos vasos sanguíneos, reduz a concentração de oxigênio no sangue, gerando um ritmo cardíaco anormal, aumentando a reação inflamatória do corpo e favorecendo o aparecimento de placas de gordura nas artérias.

Essas Dicas farão toda a diferença.
Cuide-se!

Adriani Gonçalves


Fonte Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog