segunda-feira, 6 de julho de 2015

Organizado X Bagunceiro!


Conviver a dois não é tarefa fácil, afinal temos diferenças, desde criação, hábitos, maneiras de encararmos as coisas, e na organização não é diferente, dependendo da criação, costumes e hábitos, somos mais organizados que o outro.
Para um organizado o desorganizado é motivo de stress e ansiedade, mas para um desorganizado conviver com um organizado também é muito estressante.
Pesquisas afirmam que 85% dos casais brigam por este motivo.
E na maioria das vezes são cobranças: porque você tem coisas demais, porque você não ajuda a organizar, porque tem que ser ao seu tempo, porque não sei fazer, etc..
É uma briga sem fim. O ideal é achar alternativas de uma convivência saudável e que um não se sinta em desvantagem ou sufocado por cobranças.
Separei algumas idéias:

  • Conversar de maneira clara e objetiva, marquem um dia para conversarem sobre o assunto, mas deixem claro que é para achar a solução e não discutir.
  • Ouça o que o outro tem a dizer sobre organização, entenda quais motivos o levam a ser desorganizado ou organizado, você vai se surpreender com os motivos, as vezes é porque não sabe organizar, em outro é porque você não se acha na bagunça, apenas ouça;
  • Crie um cronograma para ambos se ajudarem a manter a organização, estipulem o que cada um pode fazer para melhorar;
  • Tenha espaços individuais, que cada um possa criar seu sistema, sem que invada o espaço do outro;
  • Determinem o que é aceitável e o que não é, não confundam bagunça com sujeira, ambos devem entrar em acordo para funcionar;
  • Respeite o outro, tantos nas dificuldades, quanto ao método que se organizam, porque não adianta um estar fazendo a tentativa de melhorar e o outro acusar;
O melhor e mais saudável é conversarem sobre o assunto com carinho, respeito, buscar alternativas para ajudar o outro, e procurar não se estressar.
Falo por experiência, eu sou organizada, meu marido e filha não, para não me estressar fiz algumas escolhas, não entro no espaço do outro, mas deixo claro que algumas coisas tem que estar em ordem para manter a paz aqui em casa. Confesso não é fácil, mas hoje não brigamos por isso.

Que tudo fique bem!

Beijos
Adriani Gonçalves

Pesquisar este blog