quarta-feira, 8 de julho de 2015

Como Treinar sua Empregada Doméstica - Parte 4 - Lista de Compras/Despensa/ Cardápio


A sua empregada sabe cozinhar, ótimo, mas não é o suficiente para ser eficiente neste quesito. É necessário organização. è muito ruim para ela não saber o que fazer para o almoço ou jantar, e muito pior para você tem que todos os dias ter que pensar em o que mandar ela fazer, e quando você decide o que quer, falta ingredientes na despensa.
Para solucionar estes problemas, três fatores tem que estar alinhados: a Despensa, a Lista de compras e o Cardápio.
Sempre nos treinamentos definimos o critério da alimentação em passos:

1°  passo: é conhecer o gosto da família, saber qual tipo de comida gostam, entre carnes, temperos, gordura, rotina, se preferem almoço ou jantar, se tem que deixar alimentos prontos, etc.;
2°  passo:definir o cardápio. Inicio por semanal;
3° passo: conferir despensa, para saber se tem todos ingredientes necessários;
4° passo: lista de compras, comprar tudo que será necessário pelo menos na semana;

Planejamento:

1° passo: a família gosta de comida leve, com pouca gordura, sem condimentos, saladas, grelhados, um dia a dois dias da semana pode haver carboidratos, sobremesas lights, deixar bolo, carnes, saladas e legumes prontos para o final de semana, etc.

2° passo: faça um checklist do cardápio, escreva os dias da semana , escreva em cada dia o que vai fazer. ex.: segunda: arroz integral, legumes salteados, salada mista, frango grelhado, salada de frutas. E assim até a sexta. Faça variações, se segunda foi frango, terça pode ser peixe, quarta carne bovina,etc. Se a sua empregada tem autonomia para criar o cardápio ótimo, caso contrário monte junta à ela ou dê o ok  pelo o cardápio que ela montou;

Modelo de Checklist de Cardápio:
3° passo: Organize a despensa, confira o que tem, o que precisa repor, baseado no cardápio da semana. Confira validade dos alimentos, preste bem atenção ao prazo, procure fazer os alimentos que a validade é menor, para assim evitar o desperdício.

Modelo de inventário de despensa:

4° passo: após definido cardápio, despensa, é necessário saber se há todos os ingredientes disponíveis. Para você não precisar ir ao supermercado todos os dias, aconselho fazer compras quinzenais ou mensais para comprar a grande quantidade de coisas e uma vez por semana perecíveis, pães, frios, legumes, frutas e verduras. É importante ter um bloco sempre a mão (o meu é na cozinha), assim é mais fácil de anotar no momento que percebe a falta de algo, aqui em casa, todos participam desta lista, meu marido escreve do que ele precisa, minha filha também, afinal as vezes nem percebemos que falta algo, então se todos ajudarem fica mais fácil. Diga para sua empregada sempre ficar atenta a produtos que podem faltar, o ideal é abriu a última embalagem, coloque na lista reposição, assim saberá que precisa comprar antes de faltar.

Modelo de lista de compras:


Sigam estes 4 Passos e será muito mais efetivo e menos estressante o processo de cardápio, despensa e lista de compras!!

Deixe seu comentário, sobre dúvidas, critérios que usam ou sugestões.
Beijos.
Adriani Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog