segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cronograma de limpeza semanal da casa: organize sua rotina doméstica



Planejamento é indispensável para economizar tempo na realização das tarefas domésticas, defende especialista.

Há quem goste, quem não suporta, quem enrola ou sai correndo. Sim, tratam-se das tarefas domésticas. Um estudo feito por professores da Universidade Federal Fluminense concluiu que as mulheres gastam em média 26 horas e 20 minutos semanais para deixar a casa em ordem. E com as recentes mudanças nas contratações de empregados domésticos, a tendência é que estes afazeres ocupem cada vez mais a agenda.

Mas a falta de tempo no dia a dia não precisa ser sinônimo de desorganização. Ao contrário, com um pouco de planejamento é possível manter a casa sempre em ordem, sem se matar de tanto trabalhar, defende a organizadora pessoal Adriani Gonçalves, da AG Personal Organizer. “Muita gente não gosta, mas para uma boa organização e administração da casa a rotina é essencial. Estabelecer uma ordem nas tarefas facilita e orienta para o que deve ser feito, quando e como”, diz Adriani.

Por onde começo?

O primeiro passo para organizar sua rotina de limpeza da casa é elaborar uma lista com tudo o que você precisa fazer e do tempo que cada tarefa requer. Depois, monte um cronograma distribuindo as tarefas pelos dias da semana e do mês – e, claro, coloque-o em prática. Este esquema organizado de limpeza da casa tende a ser muito mais eficiente que fazer a faxina inteira em um único dia.

Estabelecer rotinas é fundamental para começar a organizar-se. A criação deste tipo de roteiro, aliás, é um dos princípios do método Fly lady, um sistema americano criado para ajudar na limpeza da casa e que tem sido seguido por mulheres do mundo todo.

Na elaboração deste cronograma, é preciso considerar também a periodicidade de cada uma das atividades listadas (se precisam ser feitas diariamente, semanalmente ou mensalmente, por exemplo), acrescenta a personal organizer. Se for preciso, faça modificações no roteiro quando julgar necessário, de acordo com o tamanho e as necessidades da sua família.
O que fazer e quando?

Algumas tarefas merecem (ou devem!) ser realizadas diariamente – como lavar a louça e arrumar a cama. Mas incluir outras menos “desejadas” (limpar o vaso sanitário, por exemplo) na rotina diária também pode te ajudar a poupar tempo e evitar transtornos.

Alguns destes afazeres tomarão cada vez menos tempo se forem feitos com regularidade. Por isso, devem fazer parte de uma rotina diária de limpeza da casa. Mas outras tarefas podem ser distribuídas ao longo da semana. Como rotina semanal, a consultora em organização Adriani Gonçalves sugere o cronograma abaixo. “As tarefas podem ser reordenadas conforme a necessidade e o roteiro serve, inclusive, para orientar diaristas e empregadas domésticas sobre o que precisa ser feito”, explica Adriani.

Segunda-feira
Trocar roupas de cama
Trocar as toalhas de rosto do banheiro
Colocar as roupas para lavar
Tirar o lixo para fora
Separar as contas semanais a pagar

Terça-feira
Varrer a sala e os banheiros
Tirar o pó dos móveis
Limpar os eletrodomésticos (inclusive o forno e o interior do micro-ondas)
Lavar o vaso sanitário

Quarta-feira
Varrer os quartos
Limpar vidros e azulejos da cozinha
Trocar as toalhas de banho
Colocar roupa para lavar
Cuidar de plantas internas e/ou jardim

Quinta-feira
Sacudir os tapetes e bater os capachos
Organizar os armários da cozinha
Limpar o interior da geladeira
Tirar o lixo para fora

Sexta-feira
Lavar azulejos e o box do banheiro
Limpar espelhos
Tirar o pó dos móveis e aspirar a casa
Ir ao supermercado

Sábado
Varrer a casa inteira
Colocar roupa para lavar
Tirar o lixo para fora

Domingo
Definir cardápio semanal
Fazer lista de compras
Organizar a cozinha

Caso você prefira alterar este roteiro, é importante atentar que a geladeira e os armários sejam limpos um dia antes daquele definido como o dia de ir ao supermercado, orienta Adriani. “Da mesma forma, monte o cardápio da semana antes de ir às compras – caso você não tenha todos os produtos em casa, coloque na lista”, acrescenta.

É importante lembrar que há outras atividades não tão óbvias ou corriqueiras, mas que também são indispensáveis para manter a cada integralmente em ordem. Por isso, seu cronograma de limpeza deve prever tarefas do mês, semestre e ano como as sugeridas abaixo:

Uma vez por mês:
Esvazie e higienize os armários da cozinha, principalmente a gaveta de talheres
Esvazie e lave os potes de mantimentos
Lave as velas de seu filtro d’água
Vire os colchões das camas
Lave as cortinas e tapetes leves
Organize armários de roupas e gavetas
Limpe interruptores, lustres, paredes e teto

A cada 6 meses:
Lave as cortinas e tapetes mais pesados
Lave ou troque o filtro dos aparelhos de ar condicionado e exaustor
Aplique vaselina, silicone ou cera de abelha nos móveis de couro natural
Passe removedor de cera no piso de madeira
Limpe e higienize os ralos e sifões das pias

Uma vez por ano:
Dedetize a casa
Regule ou troque as válvulas de descarga e torneiras
Limpe as calhas do telhado
Casa limpa, tempo livre

Como toda mudança de hábito, levará algum tempo até você se acostumar definitivamente com um cronograma de limpeza da casa. “É preciso em média 21 dias para se acostumar com qualquer tipo de mudança, principalmente se inclui rotina”, afirma Adriani.

O planejamento dos afazeres otimiza a realização das atividades, exigindo menos do seu tempo para manter a casa em ordem e agradável. Com um cronograma do que deve ser feito, é mais fácil também delegar tarefas – se você não mora sozinha, não deve fazer tudo sozinha.

Economizando tempo (e energia!) com as tarefas domésticas, terá mais disposição para as atividades que você realmente ama.

Pesquisar este blog