terça-feira, 28 de abril de 2015

Rinite


A Rinite é uma reação a determinados elementos tóxicos que causam a liberação, no corpo, de uma substância chamada histamina. A histamina inflama os olhos, o nariz e a garganta e, os sintomas típicos incluem congestão nasal, espirros, coriza, coceira no nariz, olhos e garganta e, produção excessiva de lágrimas.
Existe também a rinite alérgica que pode ser eventual ou permanente. A rinite alérgica eventual é aquela que acomete pessoas, em determinadas épocas do ano, provocada por substâncias que causam alergia. Esses alergênicos podem ser encontrados dentro e fora de casa. Já a rinite alérgica do tipo permanente acomete pessoas o ano todo, devido à constante presença de substâncias que causam nelas essas reações alérgicas.

Causas

rinite não-alérgica pode ser causada por diversos problemas de saúde, além da inalação de substâncias tóxicas, tais como a fumaça de cigarro e determinados vapores.
No caso da rinite alérgica eventual as causas podem ser: pólen, ácaros e mofo. Já a rinite alérgica permanente pode ter outras causas, além dos tradicionais alergênicos, como por exemplo: uso excessivo de sprays nasais, mudanças hormonais, infecções, ou até mesmo anormalidades anatômicas do nariz.
Além disso, pesquisas revelaram que uma das principais causas da rinite, seja ela alérgica ou não-alérgica, é a ingestão de laticínios.
Segundo os pesquisadores, é necessário que a pessoa elimine os laticínios da alimentação, para que o tratamento adotado, seja bem sucedido.
É como se a pessoa desenvolvesse uma intolerância ou mesmo alergia ao leite de vaca e derivados e, o corpo “expressasse” esse desconforto através da rinite, com a inflamação das mucosas dos olhos, nariz e garganta.

Soluções naturais contra a rinite

Reduza a exposição a poluentes e substâncias tóxicas

Faça uma vistoria em regra na sua casa e, elimine tudo aquilo que possa lhe causar esse tipo de desconforto. Atenção aos produtos de limpeza e higiene pessoal!

Elimine os laticínios

Se você for dessas pessoas que não passa sem leite, experimente os leites alternativos feitos com castanhas, arroz integral ou coco. Aposto que vai gostar!

Beba bastante água

A água é um dos melhores remédios que existe na face da Terra. No caso da rinite, a água pode ajudar a dissolver o muco e, a prevenir complicações, além de eliminar as substâncias tóxicas do organismo mais rapidamente.

Aumente o consumo de magnésio

A deficiência de magnésio pode ser uma das causas da rinite. Procure aumentar o consumo de alimentos que sejam ricos em magnésio, tais como amêndoas, arroz integral, aveia cozida, banana, castanha do Pará, espinafre cozido, feijão preto cozido, etc.

Inalação com óleo de eucalipto

Faça inalação com óleo essencial de eucalipto, que é fantástico para toda e qualquer inflamação das vias respiratórias superiores.
Você pode fazer a inalação com um aparelho próprio para isso, como também pode improvisar um inalador doméstico, utilizando-se de um recipiente de boca larga e, coloque água fervendo e colocando uma toalha na cabeça, para evitar que o ar quente da inalação se perca.
Funciona.
Fonte Lar Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog