segunda-feira, 13 de abril de 2015

Como Organizar o Closet para Portadores Deficiência Visual


Manter a organização já não é tarefa muito fácil, imagine então para quem é portador de Deficiência Visual?
Pensando nas necessidades em ter a organização específica à este grupo, separei algumas dicas para facilitar ao portador e para quem vai ajudar no processo.

Segue:
  • Procure criar um closet Clean, sem muitos acessórios e peças muito próximas.
  • A identificação é o processo mais importante, se há possibilidade de criar marcadores em Braile, ótimo, caso contrário crie estratégias, podem ser bordados, texturas ou altos relevos.
  • Faça identificadores em Braile e para a pessoa que irá auxiliar. Ex.: Camisa manga longa Preta ( escrito em Braile e escrita de forma extensa) 

  • Tente formar conjuntos em um cabide. Ex.: Camisa e gravata
  • Cabides sempre voltados com o gancho para a parte de dentro do armário, facilitador na hora de tirar e recolocar no lugar.
  • A logística de setorização e padronização é a mesma para organização, ou seja:
  1. Do mais longo para o curto
  2. Do pesado ao leve
  3. Do escuro ao claro.
  4. Determine a posição: da Direita para a Esquerda ou vise versa.
  5. Em gavetas crie Divisões com Subdivisões. Ex.: Divisão Calcinhas com subdivisões, calcinhas uso diário, calcinhas renda, ou por cores do escuro para o claro, etc.
  • Cores, se já tem o domínio de identificação é só seguir a ordem da organização, mas se ainda há dificuldades, em algumas peças específicas tente usar uma única cor. Ex.: meias, sapatos, cintos,etc.
O mais importante é que fique o mais prático possível, tanto para o portador e para  o assistente, só assim conseguirá  manter a ordem.
Respeite a necessidade do portador e deixe a vida dele o mais confortável possível.

Adriani Gonçalves

Pesquisar este blog