quinta-feira, 24 de abril de 2014




Como lavar roupa colorida sem perder a cor

Conheça os cuidados que você deve ter na separação e lavagem das roupas coloridas

Por Thalita Vitoreli

como lavar roupa colorida sem perder a cor Como lavar roupa colorida sem perder a cor
Foto: Thinkstock
Dentre as atividades domésticas rotineiras, a lavagem de roupas não faz parte das mais apreciadas, uma vez que envolve uma grande quantidade de tempo e trabalho desde a separação, pré-lavagem, lavagem, centrifugação e secagem das roupas.
Graças à tecnologia disponível (viva a máquina de lavar!), hoje o trabalho está um pouco mais fácil. Ainda assim, a correta separação das roupas e o processo de pré-lavagem são decisivos para manter a durabilidade e a cor das roupas.
Confira os cuidados – desde à separação até a secagem – que você deve ter na hora de lavar suas roupas coloridas.

Como separar as roupas

A primeira coisa a fazer antes de lavar as roupas é separá-las por cores. Segundo a personal organizer Adriani Gonçalves, a separação deve ser feita da seguinte forma: “cores claras (branca, bege, cinza), cores escuras (pretas, marinho) e cores intermediárias (vermelha, laranja)”. É preciso lavar cada grupo separadamente.
Também é necessário separar as peças delicadas, como roupas íntimas, viscose, malhas, lã, seda, tecidos bordados e com renda. Segundo Adriani, o processo de centrifugação em máquina estraga as fibras de alguns tecidos dessa natureza e é recomendado que as peças sejam lavadas à mão.
Caso haja peças muito sujas, encardidas ou com barro, a separação também deve ser feita, pois, nesse caso, há a necessidade de que elas fiquem mais tempo de molho na máquina.

Como lavar as roupas: passo a passo

Siga as instruções para lavar suas peças coloridas e evitar manchas e que a cor desbote no processo.

1. Pré-lavagem

roupas coloridas 1 Como lavar roupa colorida sem perder a cor
Quando a roupa está muito suja ou manchada, o ideal é realizar uma pré-lavagem à mão. É importante frisar que a máquina de lavar é uma auxiliar na lavagem de roupas, mas não tem capacidade de tirar toda a sujeira. Por isso, o processo de pré-lavagem é tão importante.
Para facilitar, antes de colocar as roupas na máquina, examine-as uma por uma verificando os seguintes itens:
  • Tire as manchas e remova a sujeira grossa com sabão de coco, neutro ou detergente de pré-lavagem antes de colocar a peça na máquina;
  • Se a roupa estiver muito suja, deixe de molho por 30 minutos ou mais;
  • Feche os zíperes, botões e prenda os ganchos para evitar que estraguem outras peças;
  • Amarre os cordões e cintos sem apertar muito;
  • Examine todos os bolsos e retire tudo que tiver dentro deles;
  • Desdobre as mangas das camisas.

2. Lavagem e centrifugação

roupas coloridas 2 Como lavar roupa colorida sem perder a cor
Após proceder a pré-lavagem, coloque as roupas na máquina respeitando o seu limite máximo. Para que as roupas fiquem bem lavadas, elas precisam de espaço para se mover. Portanto não encha demais a lavadora.
Depois disso é horas de ajustar o nível de água da máquina de acordo com o volume de roupa. Esse nível varia de acordo com cada lavadora. Depois que a máquina começar a trabalhar, volte para verificar se a quantidade de água está suficiente. Se as roupas não estiverem cobertas de água, aumente o nível.
Outra dica é dissolver o sabão em pó na água antes de colocar na máquina, para evitar manchas nas roupas.

3. Secagem

roupas coloridas 3 Como lavar roupa colorida sem perder a cor
Pendure as roupas no varal dando espaço entre elas para que o vento possa circular com facilidade. Adriani orienta estender as roupas escuras e coloridas ao avesso, sempre à sombra. Camisas e blusas devem ser estendidas, preferencialmente, em cabides.
Se você possui uma secadora de roupas em sua casa, ela facilitará o trabalho, porém não se esqueça de verificar a limpeza do filtro de fiapos. Lembre-se também de não exagerar na quantidade de roupas dentro da mesma.

8 dicas para não desbotar e cuidados extras com as roupas

  1. Para conservar a cor das roupas adicione meia xícara de vinagre ou cinco colheres de sal para cada ciclo de lavagem. Segundo Adriani, esse procedimento dá durabilidade a cor, pois o sal e o vinagre têm substâncias fixadoras;
  2. O amaciante deve ser diluído em água, independente da máquina ter um reservatório separado para isso. O excesso de amaciante provoca manchas e prejudica a manutenção da lavadora;
  3. Adicionar meia xícara de amoníaco doméstico à água de lavagem ajudará a iluminar roupas coloridas;
  4. Em caso de roupas escuras e coloridas vire a roupa do avesso antes de lavar para ajudar a prevenir desbotamento;
  5. Em casos de roupas delicadas pode-se utilizar sacos feitos de poliéster e que servem para a proteção das roupas. Esse caso só é válido para roupas que podem ser lavadas à maquina, mas necessitam de proteção. A dica de Adriani Gonçalves, personal organizer, é a utilização de fronhas que usadas ao avesso cumprem a mesma função dos sacos protetores;
  6. Para remoção de manchas recomenda-se a utilização apenas de alvejante sem cloro e à base de oxigênio;
  7. Para as pessoas alérgicas ao perfume do amaciante, o vinagre branco é um bom substituto;
  8. Para verificar se a peça colorida solta tinta faça o seguinte teste: umedeça uma parte do avesso da peça colorida e coloque em seguida um pano seco e branco por cima. Passe ferro quente sobre o pano. “Caso o pano fique manchado, é sinal de que o tecido solta tinta e a peça deve ser lavada separadamente das outras,” ensina Adriani.
Se você tem mais alguma sugestão nos cuidados com a separação, pré-lavagem, lavagem, centrifugação e secagem de roupas compartilhe conosco no espaço destinado aos comentários.

http://www.dicasdemulher.com.br/como-lavar-roupa-colorida-sem-perder-a-cor/

Pesquisar este blog