terça-feira, 26 de novembro de 2013

DICAS DE ORGANIZAÇÃO DA CASA PARA IDOSOS!!

 



Vi este post e achei bem interessante.
Acredito que ele possa ajudar muitos dos nossos idosos,os que moram sozinhos ou com seus companheiros.
Ao envelhecer nem sempre se percebe as dificuldades que começam a aparecer,e organizar a casa passa a ser uma tarefa bem didícil.
As vezes achamos que os cuidados com nossos idosos se resumem apenas aos cuidados médicos,não que não seja primordial,mas transformar os dias deles em suas tarefas com maior facilidade é uma questão de urgência.
Então vamos as dicas:


1. Procure simplificar a sua casa. 

Costumamos guardar muitos objetos pela simples recordação que cada um deles nos traz, mas será que realmente continua fazendo sentido guardar cada uma dessas coisas? 
Veja se o que você tem (e que não é usado) não poderia ter utilidade para outra pessoa que necessite mais do que você. 
Além disso, você terá mais espaço em casa e poderá ajeitar suas coisas preferidas de uma maneira melhor e menos acumulada. O que é bonito é para ser visto, e se estiver guardado acabamos não acessando aquelas lembranças que fizeram com que guardássemos determinado objeto algum dia.


2. Não deixe sua casa se tornar monótona.

Você ainda pode pintar as paredes (bem, pedir a alguém que pinte, caso não consiga), trocar alguns quadros, as toalhas, almofadas, a decoração, enfim. Aliás, dependendo do seu interesse pelo assunto, pode valer a pena pesquisar mais, ler livros a respeito, talvez até fazer um curso! É um novo interesse que pode até se tornar um hobbie. O importante é que você veja a sua casa como um santuário – um lugar que reflete quem você é, com as coisas que você mais gosta, e que te deixe feliz diariamente. 
 Se você acorda e todos os dias xinga mentalmente aquele quadro em cima da televisão, então por que continuo mantendo-o ali?


3. Ajuste a casa para seu melhor conforto. 

O colchão que você comprou há alguns anos pode não ser o melhor hoje para a sua coluna. 
A cadeira do computador pode ser muito dura e não ter o encosto apropriado. Talvez você precise instalar um corrimão no banheiro, ou rampas nos degraus. 
Use a sua casa – não deixe suas limitações físicas proibirem você de usufruir o que levou a vida toda para construir. Você ainda viverá muitos anos assim e, convenhamos – fisicamente, você pode piorar. Então tome providências enquanto pode, para que viver  se locomover em casa não seja um sacrifício. O mesmo conselho vale para providências mais simples, como ter um bom cobertor sempre ao seu alcance, uma manta sobre o sofá e boas meia de lã.


4. Priorize a sua acessibilidade. 

Na cozinha, deixe sempre à mão os utensílios usados diariamente. Se não usa todos os copos, guarde-os, deixando somente os de uso frequente na prateleira mais fácil. O mesmo vale para pratos, talheres, panelas. No banheiro, mantenha toalhas limpas e rolos de papel sobressalentes. Tudo o que puder fazer para facilitar o sua dia a dia deve ser feito. Implemente essas soluções aos poucos. Aqui no blog há diversas dicas para facilitar a vida em casa – podem ser úteis para você.


5. Fique atento(a) à segurança da sua casa. 

Cuide para que os tapetes tenham uma base emborrachada (ou não use mais tapetes). Se você usa óculos, já pensou em deixar um par em cada cômodo, para nunca correr o risco de ficar sem? E seus remédios, podem ser melhor organizados? Potes organizadores de remédios podem ser facilmente encontrados em diversas lojas de 1,99, com compartimentos divididos por dias e até mesmo horários. Pode vale a pena separar uma hora durante a semana para organizar esses medicamentos direitinho e, ao longo dos dias, não precisar se preocupar com isso. Instale travas nas janelas e fechaduras extras. Você também pode instalar um alarme anti roubo em casa, se se sentir mais seguro(a). 
Outra providência a tomar é com relação à disposição dos móveis, que muitas vezes podem facilitar acidentes.




6. Levante o moral. 

Não é por que você está aposentada(o), o dia inteiro em casa, que não vai trocar de roupa quando acordar. Vista-se corretamente, celebre a vida! Você pode inclusive já deixar separada na noite anterior a roupa que colocará na manhã seguinte. Isso dará ânimo para fazer outras coisas.



7. Organize a sua rotina. 


Liste as suas tarefas e verifique o que precisa ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente etc. Colocar essas tarefas no papel te ajudam a aliviar um pouco a cabeça e a quantidade imensa de informações que você já precisa guardar nela. Sua memória pode já não estar tão boa, e você sequer precisa ter essas coisas em mente – passe para o papel e alivie um pouco o peso! Além disso, ter essas rotinas em papel dão mais tranquilidade, pois você sabe que não se esquecerá de nada. Você pode ter uma agenda e anotar tais tarefas nela, assim como seu compromissos, consultas médicas, programas de tv favoritos, aniversários etc.


8. Encontre maneiras de ocupar seu tempo em casa.


De pequenas tarefas domésticas e atividades de lazer. Aproveite o tempo livre para fazer tudo o que gosta: ler, escrever, ver tv, fazer palavras-cruzadas. 
Você pode fazer a si mesmo(a) pequenos desafios. 
Por exemplo, se gosta de cinema, pode fazer uma semana especial com filmes do diretor X. Na outra semana, os filmes do diretor Y. Pode até mesmo manter um diário com suas impressões sobre os filmes, ou até mesmo um blog! Reconheça suas paixões e dedique algum tempo a elas. Sempre há algo novo a aprender.

Leiam este  livro “Viva bem a velhice” (Summus Editorial).Muito bom.


Fonte Thais Godinho

ADRIANI GONÇALVES

Pesquisar este blog