terça-feira, 8 de outubro de 2013

COMO ORGANIZAR LIVROS!!

 

 

 

Ler livros é um dos melhores exercícios para a mente. Há quem pega emprestado livros da biblioteca, de um amigo ou compre para ler.

Quem adquire livros com frequência acaba acumulando uma verdadeira biblioteca dentro de casa. Porém é preciso manter uma ordem na hora de guardar os livros para não gerar uma bagunça.

Uma das maneiras de se organizar os livros é fazendo a catalogação dos seus exemplares. Catalogar significa que os seus livros serão colocados em uma estante seguindo uma norma.

Dessa maneira também se torna mais fácil encontrar um determinado livro. 
 Confira abaixo com catalogar livros.

1.      1

Existem várias formas de se catalogar os livros. A primeira delas pode ser usada caso você queira organizar uma biblioteca doméstica e possua muitos livros de um mesmo autor.

A dica é guardar os livros conforme os seus autores. Em cada reserva de livros escreva o nome do autor. Isso vale para quem consegue lembrar mais do nome de quem escreveu o livro do que do próprio nome da obra.

Outra forma e mais aconselhável é através dos assuntos que eles tratam. Por exemplo, em um espaço da sua estante coloque livros só sobre literatura e assim por diante, sempre etiquetando cada lugar para achar cada assunto com mais facilidade.

Dentro desses assuntos também podem ser feitas ramificações como, por exemplo, literatura infantil, e vá separando estes sub-assuntos e etiquetando

2.      2
Se você estiver organizando uma biblioteca que muitas pessoas vão ter acesso, o ideal é que se faça uma catalogação mais sistemática dos livros.

Separe-os por assuntos e também pela seqüência de numeração de cada livro. Esta numeração pode ser encontrada na primeira página de cada exemplar. Em seguida coloque-os em ordem crescente sempre respeitando a numeração.
3.      3
Também é possível fazer a catalogação usando a tecnologia, pois na internet pode-se encontrar programas que podem ser baixados, justamente para catalogar exemplares de livros.

O programa de computador é mais indicado para quem deseja fazer um controle mais rígido dos empréstimos dos livros. Pois além de organizá-los, este sistema de acompanhamento também pode identificar quando um livro está faltando
4.      4
Mesmo que você tenha uma biblioteca doméstica apenas para o seu próprio uso, sem a intenção de realizar empréstimos, o programa de catalogar livros pode ser bastante útil.

Dessa maneira você poderá saber exatamente quantos livros tem e de quais assuntos eles tratam.

Para catalogar livros através do programa de computador baixe-o de um site de downloads e depois faça o cadastro de cada livro, com nome, autor, assunto, editora, ano e edição.

Mesmo fazendo uso desta ferramenta o ideal é que você coloque etiquetas na sua estante indicando os assuntos dos livros. 

Adriani Gonçalves
Fonte House Company

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog