sábado, 19 de outubro de 2013

COLHERES DE PAU!!

COMO HIGIENIZAR E CONSERVAR!!

As colheres de pau estão presentes em praticamente todas as cozinhas e são tão importantes quanto qualquer outro utensílio! Elas levam vantagem sobre as colheres de plástico que sempre a mão (falta texto). Confira nossas dicas!
Os principais motivos para o largo uso das colheres de pau se devem ao fato de que elas não danificam as panelas com revestimento antiaderente, e o cabo não esquenta, evitando queimaduras. Em contrapartida, por se tratar de um material orgânico, elas podem acumular bactérias ao longo do seu tempo de uso. Mas calma! Você não precisa se preocupar… é só tomar alguns cuidados, como mantê-las limpas e trocá-las quando começarem a apresentar rachaduras, lascas soltas, imperfeições na sua superfície ou ranhuras, pois nesse caso podem apresentar fungos.
Dicas de limpeza: lave sempre após o uso (lembre-se: nunca deixe essa tarefa para depois, pois isso aumenta a proliferação de fungos e bactérias na superfície da colher. Opte por usar na lavagem água e sabão. Dê preferência para água quente e seque o máximo que puder, mas finalize a secagem deixando as peças em local arejado e fresco. Se possível, evite a máquina de lavar louça, pois ela diminui o tempo de vida útil do produto.
Para higienizar mais profundamente as suas colheres de pau, lave-as com sabão e água bem quente. Após, mergulhe-as em uma solução de vinagre e água (medida de 1 para 1), deixe de molho por 5 minutos, enxágue e seque bem com um pano limpo. Para remover o odor, acrescente a essa mistura uma colher (sopa) de bicarbonato e deixe de molho entre 15 e 20 minutos. Após é só enxaguar e secar.
A hora certa para jogá-la fora é quando começarem a formar rachaduras ou lascas, pois esses vãos são difíceis de limpar e acumulam restos de alimento, são um terreno fértil para a proliferação de bactérias.
Não se esqueça de ter pelo menos duas colheres diferentes: uma para doces e outra para salgados, pois o aroma do alimento fica impregnado na madeira, mesmo quando bem lavada.
As colheres de pau também servem para:
• verificar a temperatura do óleo – para saber se o óleo para fritura está quente, basta colocar a colher de pau na panela até o fim, quando começar a formar bolhas o óleo está pronto para usar.
• evitar que o macarrão grude – experimente colocar uma colher de pau dentro da panela durante o cozimento, isso evita que o macarrão grude uns nos outros.
• evitar transbordamento – coloque uma colher na borda da panela, para que a água ou leite não transborde.
Por fim, já é possível encontrar opções de colheres confeccionadas em bambu, material que é considerado correto do ponto de vista ecológico, pois seu cultivo é mais fácil, seu desenvolvimento é mais rápido e seu corte causa menos danos ao meio ambiente.

ADRIANI GONÇALVES
FONTE CAMICADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog