sábado, 26 de outubro de 2013

10 USOS INUSITADOS PARA O VINHO!!



Você provavelmente concorda que um bom vinho deixa qualquer jantar mais especial, não é mesmo? Além de um delicioso acompanhamento, a bebida pode trazer uma série de benefícios à saúde se consumida com moderação, como reduzir o risco de artrite e proteger contra doenças cardíacas.
Mas as utilidades do vinho não param por aí, e ele pode ser muito mais proveitoso no seu dia a dia do que você imagina. Abriu um vinho e não consumiu toda a garrafa? Não jogue fora! Confira a lista abaixo com 10 maneiras inovadoras de utilizar o vinho!

1. Geleia de vinho

Vinho, um pouco de açúcar e uma porção de pectina líquida são tudo de que você precisa para criar uma saborosa geleia de vinho. A pectina pode ser encontrada em lojas de artigos para confeitaria e panificação.

2. Amaciante para carne

O vinho tinto é um ótimo ingrediente para marinar a carne. Misture-o com um pouco de azeite, alho, sal, pimenta e suco de limão a gosto e adicione suas ervas favoritas. Coloque a mistura em um recipiente de vidro e deixe a carne submersa por algum tempo. Não se esqueça de mantê-la na geladeira.

3. Limpador de frutas e legumes

O vinho pode ser usado como limpador natural de frutas e vegetais, já que o álcool dissolve as impurezas da superfície. Os componentes do vinho também têm propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os germes e são capazes de matar vários tipos de patógenos alimentares, como a salmonela.

4. Cubos de gelo

Despeje o vinho que sobrou em uma forminha de gelo e congele. Você pode consumi-los quando não quiser beber uma taça inteira de vinho ou então utilizá-los para incrementar receitas, como caldos e molhos.

5. Tintura de tecidos

Se você já teve o azar de derramar vinho tinto na roupa ou na toalha de mesa, deve saber o quanto é difícil retirar a mancha! Por isso, ele pode ser utilizado para tingir tecidos. A tonalidade vai depender do vinho, e pode variar entre lilás, roxo acinzentado e rosa. Experimente em uma peça separada para saber qual será o resultado e mãos à obra! Para fazer o tingimento, coloque o vinho para ferver em uma panela grande, mergulhe o tecido e mexa com uma colher de pau por 10 minutos. Depois, deixe esfriar, lave e estenda a peça.

6. Item de beleza

Ao longo dos anos, uma série de pesquisas demonstraram que o vinho oferece muitos benefícios ao organismo. Pois saiba que ele também pode ser um ótimo aliado da beleza! Quando aplicado diretamente sobre a pele, os antioxidantes presentes na bebida ajudam a retardar o envelhecimento e evitar manchas e rugas. A acidez, semelhante à do vinagre, também ajuda a tonificar a pele.

7. Desinfetante de cozinha

O álcool pode ser um ótimo aliado da limpeza, já que é eficiente na remoção de gordura de superfícies e bancadas da cozinha. Se quiser experimentar, opte por vinhos brancos secos, para não deixar manchas ou resíduos pegajosos. Mas, atenção: não utilize em granito, pois o ácido pode corroer a superfície.

8. Limpeza de vidros

O vinho branco velho pode se tornar um ótimo limpador de vidros sujos. Adicione algumas colheres de sopa de vinho a um frasco de borrifador com água, aplique a espelhos e janelas e finalize a limpeza com jornal.

9. Vinho para limpar vinho

Se, por um acidente, você derrubar o copo de vinho tinto sobre o tapete, basta despejar vinho branco sobre a mancha e esfregar com uma toalha para sumir com o problema.

10. Fazendo vinagre

Se não usar nenhuma das opções acima, basta deixar meia garrafa de vinho aberta em temperatura ambiente por algumas semanas para transformá-lo em vinagre. Para fazer o vinagre de vinho em quantidades maiores, misture um litro de vinho a uma xícara de vinagre em um grande jarro de vidro esterilizado. Proteja-o do sol e abra o recipiente durante meia hora por dia.

 ADRIANI GONÇALVES
FONTE DICAS DE MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog