segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dicas de Limpeza Usando produtos caseiros!


 


Dicas de receitas naturais e econômicas para limpeza da casa!




Soluções Alternativas e ecológicas para limpeza e manutenção diária da casa:

1 Limpar Tudo:

Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.

2 Desentupir pia:

Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente.

3 Limpar forno: 

Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passe com esponja. Remova com um pano.

4 Limpar vidro:

Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.

5 Desodorizante de ambiente:

4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.

6 Para encerar:

Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.

7 Para limpar carpete:

Fazer uma solução de água com vinagre branco.

8 Para lustrar móveis: 

Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.

9 Desinfetante sanitário:

Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.

10 Limpar prata:

Mergulhar o objeto em um recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dê brilho com um pano macio.

11 Limpar cobre:

Esfregar uma mistura de limão e sal, lavar e secar com um pano bem limpo.

12 Limpar bronze:

O suco de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enxaguada em seguida.

13 Limpar objetos dourados:

Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.

14 Limpar objetos de latão:

Polir as peças com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregar azeite de oliva.

15 Limpar fórmica:

Para tirar mancha de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.

16 Espantar moscas e mosquitos:

Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.

17 Evitar traças:

Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.

18 Afastar pulgas:

Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma ação repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.

19 Afastar os parasitas das plantas:

Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho em um pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas.

20 Amaciante de roupas: 

Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem.

21 Pasta de limpeza:

Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta sua pasta de limpeza!

22 Adubo natural:

Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água que cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café – tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas diretamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.

23 Passar bem:

Produtos que facilitam a passagem de roupa contêm, geralmente, muitas substâncias tóxicas e perigosas. A solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida em um litro de água cumpre o mesmo objetivo, ao ser aplicada às roupas a serem passadas, sem poluir.

24 Pesticida natural:

Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.

25 Tira cheiro:

Em um cômodo recém-pintado, o cheiro da tinta fresca desaparecerá mais depressa se deixar no ambiente uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira.

26 Tira ruído:

Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.

27 Tira manchas:

Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de café desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma.


28 Tira umidade:

Coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendure pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.


29 Fórmula mágica:

A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua sendo o melhor detergente. Ela limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.

30 Desinfetante Natural

Ingredientes:- 1 maço de eucalipto;- 2L de álcool de farmácia;- 2L de água fervente;- 500g de cinza de fogão à lenha sem carvão.Modo de Fazer:- Em um balde colocar o eucalipto e em seguida a água fervendo em cima;- Misturar a cinza e o álcool;- Deixar por 12 horas, filtrar e engarrafar.

31 Alvejante de Cinza

Ingredientes:- 2L de água fria;- 500g de cinza de fogão à lenha sem carvão.Modo de Fazer:- Misturar a cinza com a água e deixar cerca de 12 horas, após filtrar e engarrafar.
32 Sabão Caseiro

Ingredientes:- 5Kg de banha ou sebo;- 2L de álcool;- 2L de água fervente;- 1Kg de soda.Modo de Fazer:- Colocar a soda e a água em um balde plástico;- Misturar a banha derretida e por último o álcool;- Mexer sem parar até engrossar;- Despejar em uma caixa de madeira e esperar esfriar par cortar em barras.

33 Sabão a Frio de Limão

Ingredientes:- 4Kg de banha ou sebo derretido;- 1Kg de soda- 1Kg de farinha de milho;- 1 copo de suco de limão;- 10L de água.Modo de Fazer:- Dissolver a soda em 5L de água e misturar o sebo e o suco de limão, tudo em uma vasilha plástica;- Em outra vasilha misturar a farinha de milho com o restante da água (5L) e misturar com os demais ingredientes no balde, batendo até ficar grosso e então colocar em uma caixa, esperar esfriar e cortar.

34 Amaciante de roupas

Ingredientes:- 6L de água;- 1 sabonete ralado;- 100mL de glicerina.Modo de Fazer:- Em uma panela colocar o sabonete ralado e 3L de água a aquecer;- Esperar desmanchar o sabonete e então retirar do fogo;- Acrescentar a glicerina e o restante da água, misturar bem e esperar esfriar para engarrafar.
35 Detergente de Louças

Ingredientes:- 1L de água quente;- 3L de água fria;- 2 barras de sabão de côco ralado ou restinhos de outro tipo de sabão;- 2 a 4 colheres de amoníaco;- Suco de 3 limões.Modo de Fazer:- Colocar o sabão picado para derreter na água quente;- Acrescentar o suco de limão e o amoníaco misturando bem;- Por último misturar com os outros 3L de água pode ser acrescentada essência.

36 Xampu Caseiro

Ingredientes: – 2L de água;- 1 maço de alecrim;- 1 maço de babosa;- 1 maço de salsa;- 1 maço de confrei;- 1 sabão de coco picado;- Essência ou perfume a gosto.Modo de Fazer:- Bater todas as ervas no liquidificador com 1L de água e coar;- Derreter o sabão de coco em mais um litro de água;- Misturar tudo até ferver e está pronto.

37 Base para fazer sabonetes

Ingredientes:- 1 Kg de soda 99°- 5 Kg de sebo de gado – ½ Kg de polvilho doce- 10 L de água. Modo de fazer: 1°) Coloque o sebo a derreter; 2°) Coloque a soda em um balde plástico e adicione 8 L de água mexendo bem até derreter; 3°) Em uma jarra ou litro plástico cortado coloque os outros 2 L de água misture o polvilho doce e mexa até ficar bem sem bolinhas; 4°) Junte o sebo ainda um pouco morno no balde plástico com a água e a soda, mexa bem até misturar; 5°) Junte então a mistura de polvilho com água no balde com o restante dos ingredientes e mexa até misturar e começar a ficar grosso, parecido com cola; 6°) Coloque em uma caixa ou bacia e deixe esfriar, corte em barras se for utilizar como sabão ou pique em pedaços pequenos se for para fazer sabonete.


Facilitando o dia a dia. 

Aquela tábua de corte pode ser melhor higienizada com meio limão. Corte, esfregue para retirar as sujeira dos veios, e deixe descansar por 20 min antes de lavar com sabão.

Como Limpar pia, bidê e vaso sanitário:

Faça uma pasta concentrada de limão e bicarbonato de sódio, depois, com uma escova apropriada, esfregue a louça do banheiro para remover o limo acumulado.

Para limpar o rejunte.
2 colheres (sopa) de bicarbonato e espremer 1 limão até virar uma pastinha. Aí passo com uma escova de dentes nos rejuntes e deixo por 15 minutos. Após esse tempo lave os azulejos com uma buchinha e uma mistura água sanitária e sabão, esfregando bem os rejuntes. Aí é só enxaguar. Depois de seco ele fica bem clarinho.

Eliminar mau cheiro de Ralos / Cozinhas e Banheiros:

Para a limpeza de Ralos e Sifões

• Uma vez por mês, coloque 1 colher de sopa de sabão em pó nos ralos e sifões de todas as pias da casa e em seguida despeje água fervendo. Assim os entupimentos e o mau cheiro são evitados.

• Coloque água nos ralos e sifões quando estiverem muito tempo sem uso, para evitar o mau cheiro da rede de esgoto, principalmente no verão. Limpe a pia de sua cozinha com carinho.

Evitar Espelhos embaçados:

O vapor do chuveiro quente deixa o espelho do banheiro embaçado, mas você pode evitar isso usando sabão em pedra seco.

1 – Passe o sabão sobre o espelho;

2 – Depois limpe com um pano seco e macio;

3 – O espelho não irá embaçar e você poderá fazer a maquiagem tranquilamente.

Dica: esse truque irá durar aproximadamente sete dias, dependendo do uso. Depois é preciso repetir o método para ter o mesmo resultado.

Desinfetar Esponjas:

É só colocá-la úmida dentro do microondas, ligá-lo na potência máxima e aguardar de dois a três minutos — tempo suficiente para matar 99% dos micróbios.
Segundo estimativa dos pesquisadores, em míseros dois centímetros quadrados de uma esponja de cozinha podem se alojar — pasme! — até 10 mil bactérias, inclusive a E. coli e a salmonella, acusadas de provocar disenterias.
E mais, não se esqueça de guardá-la em local seco, NUNCA em cima do sabão ou naqueles potinhos bonitinhos de pia, mas que abafam a esponja.
Não passe o lado verde (abrasivo) das esponjas em facas pois tiram o fio das mesmas.


Eliminar formigas na Cozinha e Despensa:

1° Mantenha sempre a cozinha e a despensa sempre limpas.
2° Quando for guardar as compras, limpe a despensa com um pano com álcool ou uma mistura de água e vinagre.
3° Não deixe alimentos destampados; conserve os frascos de doce, de geleia e de mel bem fechados, guarde os bolos e os biscoitos em caixas fechadas hermeticamente e os restos de comida no refrigerador.
4° Espalhe cravos entre os mantimentos, as formigas não gostam do cheiro do cravo e a despensa ficará com um cheirinho bom (essa dica ja utilizo). Uma outra solução para as formigas não entrarem em sua casa é plantar pés de hortelã perto das portas de sua casa. A minha mãe faz uma solução com álcool e cravo e deixa descansando uns 2 dias, e usa para passar na pia e na mesa.
5° Só utilize inseticidas anti formigas em último caso.

Desencardir roupas brancas:

Com o tempo, algumas peças de roupa branca vão ganhando uma mancha amarelada, as vezes até dura, por conta do uso do desodorante, não é verdade? As camisas dos homens, principalmente. Mas existe uma receitinha prática e barata que pode te ajudar em casa. Tome nota!

Prepare uma mistura de:

1 litro de água
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de suco de limão

Deixe a roupa, principalmente a área com a mancha, nesta mistura por aproximadamente uma hora. Enxágue bem e lave normalmente.

Se ainda assim a mancha não sair, prepare uma nova mistura:

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de vinagre branco

Aplique apenas na mancha deixe agir por 30 minutos e depois lave a peça

Obs.: Se a mancha for muito antiga e a camisa já foi lavada e passada muitas vezes, há o risco da mancha estar fixada ao tecido. Substitua a marca do desodorante, isto está ocorrendo porque este desodorante não é compatível ao seu organismo.
Deixar de molho em água quente suficiente para cobrir a roupa
Acrescente para cada 5 litros de água

· 01 copo de álcool
· 02 colheres de sopa de bicarbonato
· 02 colheres sopa de sabão em pó ou sabão de coco





Adriani Gonçalves





FONTE
http://vidaempaz.wordpress.com/2010/02/01/dicas-de-receitas-naturais-e-economicas-para-limpeza-da-casa/

FIKA A DIKA
http://saude.abril.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog