sábado, 27 de outubro de 2012



Dicas de como reformar a cozinha sem fazer obra


arquitetas ensinam truques; veja fotos e inspirações


Por Pollyana de Moraes


De todos os lugares da casa, a cozinha é a única que não pode parar nunca. Só de imaginar o trabalho que dá para interditar o ambiente numa reforma, a vontade de renovação já passa. Afinal, onde é que vão ficar geladeira, fogão e freezer durante o processo? E a comidinha de cada dia?

Para fugir desse impasse, reunimos dicas que prometem (e cumprem!) uma transformação definitiva na cozinha.  Confira a lista abaixo.
  • 1
    Renove as paredes


    Segundo a arquiteta Amanda Miranda, uma mudança sem obras na cozinha pode começar com a transformação da parede. Ela recomenda que se escolha uma área de preferência para ganhar destaque com uma nova pintura, um papel de parede ou azulejos e pastilhas. Na primeira foto, o cantinho com utensílios pendurados recebeu um revestimento azul e branco e um quadro amarelo para contrastar. Na segunda, azulejos finos com spray dourado foram colados na superfície chapada para criar um clima rústico com um toque de sofisticação. Se a parede desejada já tiver pastilhas, duas mãos de tinta com a cor favorita podem fazer toda a diferença. Fotos: Better Homes and Gardens.
  • 2
    Mude a cara do chão


    Mexer no piso dá sempre muito trabalho, mas é possível dar novos ares para o chão da cozinha sem o transtorno das obras. Na primeira foto, por exemplo, um tapete longo ocupa a área próxima à pia. Os modelos feitos de fibra de sisal são recomendados, por causa das tramas leves e que secam rápido. Já na segunda foto, o piso ganhou pinturas idênticas e espaçadas, feitas com forma, criando um clima mais romântico e rústico.

    "Outras opções são os pisos extrafinos feitos de porcelanato, com apenas 8mm de espessura. Eles podem ser aplicados diretamente sobre o material anterior, com uma argamassa de piso sobre piso para homogeneizar a superfície. Mais uma dica é usar réguas de PVC, que imitam madeira e podem ser coladas sem muito trabalho", orienta a arquiteta Amanda Miranda. Fotos: Better Homes and Gardens.
  • 3
    Aposte no colorido


    Que cores alegram não é nenhuma novidade. O truque é usá-las com sabedoria. Se você é do tipo que não tem muito gosto por pintura, aposte em utensílios coloridos para animar o espaçoExpor peças de diversas cores num armário aberto, como o da primeira foto, já garante o efeito. Vasinhos de flores também dão um ótimo resultado.

    Já para quem pensa em investir mais na cor, a arquiteta Maria Helena Torres recomenda uma pintura no mobiliário. Observe que na segunda foto os azulejos antiguinhos serviram de base para colorir os armários no mesmo tom de amarelo. Foto: Better Homes and Gardens.
  • 4
    Invista em eletrodomésticos modernos


    Se o bolso permitir, vale aproveitar o desejo de reforma para comprar eletrodomésticos novos e modernos. Na primeira imagem, a cozinha da arquiteta Amanda Miranda ganhou um fogão embutido de aço escovado que pode ser observado ao fundo. O contraste da madeira original da cozinha com novas pastilhas pretas, mesa e cadeiras da mesma cor contribuíram para um ambiente mais contemporâneo. Já na segunda foto, a arquiteta Isabela Lessa reservou a área de entrada da cozinha para receber geladeira e freezer idênticos, também de aço escovado. Piso e paredes brancas fazem com que o espaço pareça ainda maior. Fotos: Divulgação.

    decora gnt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog