sábado, 29 de setembro de 2012

Como organizar closet infantil



Por Paula Tweedie 
Como arrumar um closet?
Determine o espaço onde será guardado cada item.
Doe as roupas que não servem mais.
Compre organizadores de gavetas. As divisórias ajudam a manter cada tipo de roupa separada e organizada por mais tempo.
Padronize cabides.
Guarde itens similares juntos como calças, leggins, calções…
Ordene as roupas por tipo e cor, isso facilita na hora de encontrá-las.
Use caixas para guardar itens sazonais como cachecóis, luvas e toucas.
Itens de uso diário devem ter fácil acesso.
Use caixas e containers para auxiliar na organização.
Instale cabideiros para mochilas e afins.
Coloque uma lixeira.
Coloque um cesto para roupa suja.
Alguma dica de limpeza para manter o closet livre de bactérias?
Para limpeza use somente um pano úmido e, depois, um pano seco. Não use sachês ou sabonetes, eles provocam fungos. Em caso de umidade, coloque um pote no fundo do closet com cal virgem ou giz escolar e troque toda vez que formar líquido. Tente uma vez por semana abrir as portas do closet para ventilar.
Quais são hoje os recursos disponíveis para facilitar a organização?
Hoje existem no mercado vários produtos que auxiliam na organização, tais como caixas, containers, divisórias… Procure padronizar para que as peças combinem com o quarto e sejam facilmente localizadas. Uma dica: prefira os itens transparentes, em função da visualização. É fundamental o investimento nesses itens para que se organize melhor o espaço e se economize tempo. É fácil encontrar o que se quer em um closet bem arrumado.
Como os brinquedos devem ser guardados?
Primeiro é preciso separar os brinquedos: tirar os que estão estragados, os que não estão mais de acordo com a faixa etária ou aqueles que a criança já não gosta mais. Depois, é necessário setorizar, separar por tipo. Exemplo: carros, bolas, bonecos. Por último, é importante armazenar e etiquetar, usando caixas transparentes que facilitem a visualização dos pais e das crianças.
Regras:
Para manter os brinquedos em ordem não permita que as crianças espalhem todos os brinquedos de uma só vez. Antes de pegar um novo brinquedo guarde o antigo.
Não deixe todos brinquedos acessíveis.
Separe brinquedos de férias (piscina, boias…) brinquedos de fim-de semana (bicicletas, patinetes,…) brinquedos para a semana.
Crie um rodizio de brinquedos, um ou dois lotes, deixe um lote à disposição e guarde outro, assim a criança não enjoará dos brinquedos.
Especialistas afirmam que crianças se concentram melhor quando tem apenas alguns brinquedos.
A cada brinquedo novo incentive a criança a fazer o descarte de um para doação, assim não haverá acúmulo e a criança aprenderá desde cedo a ser solidária a quem não tem.
Você gostou? Então compartilhe:

Pesquisar este blog