Eu fico imaginando como deve ser difícil organizar tantas músicas, tantos estilos.
Então fui pesquisar para dar uma mãozinha. Achei estas dicas bem legais e acredito que vão facilitar a vida dos DJS e que vão deixar sua biblioteca musical muita mais organizada e fácil de remexer na hora de aprontar seus sets para suas apresentações..
Confere:
Lá você vai simplesmente executa o seu trabalho como DJ.
E quando se trata de organização musical você tem que utilizar outro programa.
A maioria das pessoas utiliza o iTunes porque a maneira como você organizar suas músicas por lá vai aparecer da mesma maneira no seu software DJ.
O iTunes é como uma prateleira de vinis e CD que você pode organizar da maneira que for mais cômoda pra você.
2°Monte uma pasta para cada gig: DJs que tocavam com CDs ou vinis nunca levavam sua coleção inteira com ele para uma apresentação.
Crie uma pasta ou uma playlist com o dobro de músicas que você vai precisar pra cada apresentação. Perca realmente horas pesquisando, montando e siga rigorosamente a playlist que você criou especialmente para o devido evento (seja esse evento uma gig, uma mixtape, um podcast).
Isso vai forçar você a pensar mais sobre suas escolhas musicais e vai acabar com a sua síndrome de pânico na hora do vamos ver.
3°Tenha menos músicas: Com a era digital tudo tende a ficar agrupado no mesmo lugar.
3°Tenha menos músicas: Com a era digital tudo tende a ficar agrupado no mesmo lugar.
Uma biblioteca de poucas músicas mantém você focado na qualidade, então você pode regularmente fazer aquela limpeza no seu som.
Se você tem uma música guardada no seu computador há mais de ano e você nunca a tocou em lugar nenhum, não vai ser agora que você vai mudar de ideia.
Considere deletá-la ou, se você tem muito apego, movê-la para uma pasta chamada “Nunca toquei”. Também pode deixa-las guardadas em um HD de backup, bem longe da sua biblioteca principal. Mantenha também as suas músicas de não-DJ (do seu dia a dia, daquela banda de rock que você curte, etc) totalmente fora do seu iTunes.
O apelo visual pode ajudar bastante e vai te fazer lembrar na hora qual era a música de tempos atrás que você estava procurando.
Você encontra facilmente essas imagens pelo Google Images e demora só alguns segundos no iTunes para você adicioná-la à sua música, ou substituir pela imagem que aparece atualmente.
No meio digital você pode usar todos esses e muito mais.
Você pode classificar suas músicas por gênero, BPM, data de lançamento, data de adição, em ordem alfabética por artista, em ordem alfabética por título.
Conforme você for planejando seus sets e montando suas pastas ou playlists utilize todas as ferramentas de classificação para selecionar minuciosamente suas músicas de maneira significativa. Usando as playlists inteligentes do iTunes seu trabalho pode ficar ainda mais minucioso.
Mas se você é um DJ mais eclético que toca desde country a EDM e passando por rock, ter categorias mais abrangentes como essas citadas é muito mais útil do que Deep House, UK Garage, etc.
A questão é, você precisa escolher entre seis a dez categorias que fazem sentido pra você e então substituir a informação de “gênero” em seus arquivos com elas, em cada uma de suas músicas. Quando você ordenar ou filtrar por gênero, a faixas associadas umas com as outras devem parecer um conjunto coerente de música para você, algo que você poderia fazer uma mixtape bacana ou DJ set.
7°Use o campo de comentários ao seu favor: DJs costumavam colar adesivos em seus discos há um tempo atrás com informações como tom, BPM, etc. É claro que hoje essas informações estão dispostas digitalmente pra você, mas você pode utilizar o campo de comentários do iTunes e do seu software DJ pra adicionar outras informações úteis pra associação entre músicas e deixa-las mais fáceis de encontrar.
8°Quando você começar a pensar nos seus arquivos, pastas e playlists da mesma forma como se associa CDs e vinis como uma coleção física, você colhe os benefícios do digital e anula os inconvenientes. Logo você nem vai sentir falta de como as coisas eram antigamente e vai se beneficiar de coisas como o histórico do seu software DJ (que mostra tudo o que você já tocou nas suas apresentações), a triagem, filtragem de músicas e playlists inteligentes do iTunes e vai perceber que a mudança da sua forma de interagir com as suas músicas vai muito além do que na mídia física.
9°A dica final é: sempre que estiver classificando seus arquivos no iTunes, tenha algo tocando junto. Conhecer suas músicas é o passo mais importante de todos.
Adriani Gonçalves
Fonte:DJ Ban
Nenhum comentário:
Postar um comentário