Acelere e freie devagar. Quem acelera mais do que o
necessário precisa frear de forma brusca com mais frequência. O pedal do
acelerador controla o envio de combustível para o motor. E frear com calma
permite aproveitar a inércia para retomar a velocidade.
Acompanhe o torque no painel de contagiros e consulte o
manual do proprietário para saber o ponto certo da troca de marchas.
Recomenda-se a mudança em torno dos 2 mil giros, ainda na faixa baixa. A média
deve ser usada apenas em ultrapassagens e a alta deve ser evitada, pois
desgasta o motor.
Nunca
desça na banguela. Além de ser muito mais seguro descer uma ladeira com o carro
engrenado, o sistema de freios fica sobrecarregado quando o câmbio não está
funcionando – e toda sobrecarga demanda combustível extra.
Andar na reserva leva os resíduos do fundo do tanque de
combustível para o motor. Eles vão parar nos bicos injetores, que ficam
entupidos. Mas encher o tanque demais também não é bom: o jato final que o
frentista oferece, depois que o gatilho da bomba de abastecimento desarmou,
costuma vazar.
Quem faz a calibragem uma vez por semana pode consumir até
20% menos combustível. Isso porque a resistência do rolamento provocada pelos
pneus baixos força o motor. O mesmo vale para o alinhamento das rodas, que deve
ser conferido, no mínimo, uma vez ao ano.
Acompanhe o nível de óleo, pois lubrificante vencido é como
alimentação insuficiente: o motor não para de funcionar, mas o faz com mais dificuldade.
E lembre-se que quanto maior a viscosidade, mais força a bomba de óleo precisa
fazer. Produtos menos viscosos também diminuem a emissão de poluentes.
Não crie obstáculos. Afinal, qualquer acessório extra, como
os bagageiros de teto, aumenta a resistência do ar e obriga o motor a trabalhar
mais. Pelo mesmo motivo, quando estiver acima de 80 quilômetros por hora, evite
dirigir com as janelas abertas.
Quando
parado ao sol, o carro fica quente como uma estufa, e vai ser preciso acionar o
ar-condicionado por mais tempo para normalizar a temperatura. O truque aqui é
rodar um pouco com os vidros abertos, em baixa velocidade, para o ar circular.
Só depois ligue o sistema
Elimine
o excesso de bagagem. Afinal, o consumo de combustível aumenta em 2% para cada
40 quilos de peso extra. Além disso, avalie se você comprou o carro certo:
veículos pequenos e 1.0 podem não ser os mais econômicos para uma família de
cinco pessoas
FONTE REVISTA CLAUDIA
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